Saga Vatnsdœla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2015)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.

A Saga Vatnsdœla (ou Saga dos habitantes do Vale do Lago) é uma das sagas dos islandeses. É uma crónica familiar do clã dos Vatnsdælir nos séculos IX-X, provavelmente escrita em meados do século XIII.[1] Desenvolve-se no vale de Vatnsdalur, situado a sul de Húnaflói (Golfo dos Ursinhos), na parte setentrional da Islândia.[1]

Trama[editar | editar código-fonte]

Ingimundur Þorsteinsson, o neto do caudilho norueguês Ketil Raum de Romsdal, combateu ao lado de Haroldo Cabelo Belo na batalha de Hafrsfjord, tendo saído vencedor. Seguindo as palavras de uma vidente finlandesa, viajou para a Islândia onde viveu até envelhecer.[2] A saga conta a história de quatro gerações da família durante os séculos IXe X até à cristianização da ilha, desde Ingimundur até à morte do seu bisneto Þorkell.[1]

Características[editar | editar código-fonte]

O autor da obra tende a agrupar os personagens em categorias: a nobreza e sabedoria do patriarca Ingimundur, o seu filho Þorsteinn e o seu bisneto; por outro lado os impulsivos Bergr, o Valente e Jökull Ingimundarson; e por último os cruéis feiticeiros de Seidr Þórólfr, Hrólleifur Arnaldsson e Ljót, a sua mãe.

A saga apresenta bastantes semelhanças com outras sagas islandesas posteriores, mas distingue-se com os seus elementos de exageração e caracterizações superficiais uma vez que se trata de uma obra mais antiga, sendo que muitas das suas secções podem ser encontradas em Landnámabók.

Traduções[editar | editar código-fonte]

  • The Saga of the People of Vatnsdal. Translated by Andrew Wawn. In: Viðar Hreinsson (General Editor): The Complete Sagas of Icelanders including 49 Tales. Reykjavík: Leifur Eiríksson Publishing, 1997. Volume IV, pp. 1-66. ISBN 9979-9293-4-0.

Referências

  1. a b c Knut Ødegård. «Vatnsdœla saga» (em norueguês). Store Norske Leksikon - Grande Enciclopédia Norueguesa. Consultado em 2 de agosto de 2015. 
  2. «Vatnsdæla Saga» (em dinamarquês). Den Store Danske - Grande Enciclopédia Dinamarquesa. Consultado em 2 de agosto de 2015. 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]