Salvamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Salvamento (desambiguação).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Busca e Salvamento são o conjunto de ações necessárias para recuperação de pessoa, animal ou bem submetido a qualquer tipo de ameaça, quer auto-infrigidas ou decorrentes de acidentes, desastres naturais, conflitos e guerras, desordens, atos políticos etc. nos mais diversos ambientes naturais e artificiais.

Treinamento de salvamento realizado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná.

Resgate de acordo com o ambiente[editar | editar código-fonte]

Resgate em cavernas[editar | editar código-fonte]

Atividade especializada da Espeleologia a busca e salvamento em cavernas exige a familiaridade com um meio extremamente adverso que impõe restrições de espaço, luz, suprimento, comunicação e mobilidade. Frequentemente a maior ameaça a um acidentado em caverna é a tendência à hipotermia devido à ausência de fontes de calor. Da mesma forma, as atividades de localização e recuperação de acidentados ou perdidos em cavernas são marcadas pela demora nas operações devido ao desconhecimento do ambiente, dos traçados, a dificuldade de transporte de volumes no interior da gruta e de transposição de obstáculos de desníveis no terreno.

Resgate doméstico[editar | editar código-fonte]

Socorro a um acidente ou agressão acometida a uma ou mais pessoas em uma residência, local de trabalho, escola ou similares.

Resgate de asfalto[editar | editar código-fonte]

Socorro a um acidente ou agressão acometida a uma ou mais pessoas em vias públicas como ruas, avenidas, rodovias, estradas ou calçadas. (Geralmente acidentes automobilísticos).

Resgate em área de difícil acesso[editar | editar código-fonte]

Socorro a um acidente ou agressão acometida a uma ou mais pessoas, realizado por equipes altamente treinada em Salvamento e Resgate, e dá-se geralmente em montanhas, florestas fechadas, ruínas ou em locais de perigo iminente como incêndios ou locais de pronto desabamento.

Resgate no mar[editar | editar código-fonte]

Socorro a um acidente ou agressão acometida a uma ou mais pessoas e que englobe a atuação em praias, mar aberto, cachoeiras ou cascatas, lagos, rios, piscinas ou similares.

Resgate em incêndios[editar | editar código-fonte]

Neste tipo de resgate, deve se levar em consideração diversos fatores como : número total de vítimas e a condição a qual se encontram as mesmas, possível risco de desabamento e/ou explosões, entre outros. O mais importante a se fazer no caso de múltiplas vítimas seria, realizar a triagem visando atender os casos em que exigem prioridade, ou seja, vitimas com casos de parada respiratória ou cardiorrespiratória alem dos traumas mais significativos, como os da cervical e coluna vertebral. Além disso devemos verificar as condições de prováveis queimaduras provocadas pelo incêndio. As vítimas devem ser retiradas do local do sinistro o mais rápido possível, pois quanto maior o tempo de exposição a fumaça e radiação, maior serão os agravos dos sintomas iniciais. É de extrema importância manter os sinais vitais da vitima preservados até que recebam atendimento de urgência nos locais a destino.

Socorro aéreo[editar | editar código-fonte]

Socorro a um acidente ou agressão acometida a uma ou mais pessoas e que se faz necessário um transporte aéreo como avião ou helicóptero.

Auto-resgate[editar | editar código-fonte]

Nas técnicas verticais de montanha ou espeleologia chama-se auto-resgate o conjunto de procedimentos necessários a que uma pessoa autonomamente saia de ambientes de risco ou alcance socorro após acidentes.

Atendimentos[editar | editar código-fonte]

APH (Atendimento Pré Hospitalar)[editar | editar código-fonte]

Um médico dirige-se, sozinho ou acompanhado de uma equipe, para atender um quadro que fora reportado a ele, e que geralmente pode ser resolvido no local (Extra Hospitalar).

SPH (Socorro Pré Hospitalar)[editar | editar código-fonte]

Uma equipe se desloca para prestar um socorro de maior complexidade, em áreas distintas.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.