Samarina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Samarina
Escola-madrinha Gigante do Samba
Cores
Vermelho
Branco
Bairro Imbiribeira

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Samarina é uma escola de samba do Recife[1], sendo uma das mais tradicionais escolas da cidade, embora esteja afastada da divisão principal a alguns anos.

História[editar | editar código-fonte]

Inicialmente a Samarina disputava o atual Grupo 1 (na época Grupo 2), quando ainda não havia rebaixamento e ascensão. A escola possui ligações históricas com a Estudantes de São José: por poussir as mesmas cores, usava as fantasias do ano anterior da co-irmã.

Ascendeu ao grupo principal pela primeira vez em 1978, quando venceu o grupo de acesso. Com uma surpreendente terceira colocação em 1979, quase faz com que a gigante do Samba fosse rebaixada. Em 1989 conquistou o título de campeã do grupo principal.

Após um período de grande sucesso, após a morte da sua fundadora "Tia Linda", a Samarina caiu em decadência, sendo atualmente uma escola dos grupos de acesso do Recife.

Em 2002, desfilou com o enredo "As 4 maravilhas", do carnavalesco Deda Devagar.

Em 2009, emprestou duas estruturas alegóricas para a Estudantes, de grupo inferior.

Foi vice-campeã do grupo 1 em 2010.[2]

Chegou ao Grupo Especial em 2011, obtendo um quinto lugar, que lhe rebaixou.[3]

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Samarina
Ano Colocação Grupo Enredo Carnavalesco
2010 vice-campeã 1
(segunda divisão)
2011 5º lugar Especial Valeu Zumbi!

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Escolas de Samba, Cláudia M. de Assis Rocha Lima, Arquivo Katarina Real - iconografia da FJN

Referências

  1. Prefeitura do Recife
  2. JC On Line. «Gigante do Samba conquista o tri no Recife com homenagem a São Lourenço da Mata - Publicado em 18.02.2010». Consultado em 23 de fevereiro de 2010 
  3. Diário de Pernambuco (11 de março de 2011). «Gigante conquista o tetracampeonato». Consultado em 14 de março de 2011. Arquivado do original em 14 de maio de 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre carnaval, integrado ao Projeto Carnaval é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.