Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus - Theotókos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus
Estilo dominante Moderno
Construção 2006-2014
Religião Catolicismo Romano
Diocese Diocese de Santo Amaro
Ano de consagração Nossa Senhora Mãe de Deus
Geografia
País Brasil

Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus é um templo católico brasileiro localizado no distrito de Santo Amaro em São Paulo. O santuário foi idealizado pelo padre Marcelo Rossi e foi projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake sendo o edifício substituto ao antigo "Santuário do Terço Bizantino".

História[editar | editar código-fonte]

A localização do atual santuário se encontra em um terreno com cerca de 30 mil metros quadrados, onde funcionava anteriormente uma fábrica de cerveja, é o segundo maior templo do país, ficando atrás apenas do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A obra, foi financiada por doações e pela renda obtida com a venda de livros, CDs e DVDs de seu idealizador Padre Marcelo Rossi, teve início em 2006, na entrada do templo há uma cruz de 42 metros de altura, destaque do projeto arquitetônico. O terreno, que foi comprado em 2004, ao custo de seis milhões de dólares.[1] O templo em sua parte interna possui capacidade para abrigar 25 mil pessoas.[2]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome vem da palavra grega "Θεοτόκος" (Theotókos), termo usado pelos Pais da Igreja para se referir a Maria, mãe de Jesus. O termo significa literalmente Geradora de Deus ou Portadora de Deus. O significado do termo como Mãe de Deus deriva da difusão mais acentuada de uma de suas traduções para o latim como Mater Dei, em detrimento da tradução mais fiel à terminologia grega, Genetrix Dei.

Referências[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]