Santuário de Nossa Senhora dos Milagres (Dois Portos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santuário de Nossa Senhora dos Milagres (Dois Portos)
Apresentação
Tipo
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

O Santuário de Nossa Senhora dos Milagres é um santuário mariano situado na antiga freguesia de Dois Portos (actual União das Freguesias de Dois Portos e Runa), pertencente ao concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa, em Portugal.

Localização[1][editar | editar código-fonte]

O Santuário localiza-se a Norte de Via Galega, entre o Sobral de Monte Agraço e Dois Portos, a 16 km de Torres Vedras e a 50 km de Lisboa.

Características[editar | editar código-fonte]

O edifício data do séc. XVII e é constituído por uma capela, de planta longitudinal e nave única, capela-mor e uma construção anexa, que servia para acolher os peregrinos nas ocasiões de romaria. Situado no alto de um monte, tem uma vista panorâmica sobre toda a região envolvente.

História[editar | editar código-fonte]

As origens desta ermida remontam ao séc. XVI. Descreve a lenda popular que, no ano de 1578[2], Nossa Senhora terá aparecido a uma pastorinha, que andava por aqueles campos a chorar com sede e sem água para beber. A Virgem Maria terá então cavado com as suas próprias mãos uma cova de onde brotou água para a menina matar a sede. A história ficou conhecida e o povo construiu no local uma ermida, como forma de agradecimento à Virgem pelo milagre realizado. Este Santuário tornou-se rapidamente num local de grande devoção popular, sendo o destino de muitas romarias nos séculos passados.

Roubo das imagens[3][editar | editar código-fonte]

No ano de 2009 a capela não possuía nenhum sistema de alarme e foi alvo de diversos assaltos. Durante esse ano, desapareceram todas as imagens, incluindo a imagem de Nossa Senhora dos Milagres, do séc. XVII, ex-votos valiosos e até mesmo o modesto sino de bronze. Hoje em dia a capela tem uma réplica moderna da imagem antiga e o edifício já possui um sistema de alarme contra intrusão.

Festividades[editar | editar código-fonte]

No passado existia uma afamada feira anual no primeiro Domingo de Setembro, a qual já não se realiza. Hoje em dia, na Quinta-Feira da Ascenção (Quinta-Feira da espiga) é celebrada uma Missa, seguida de procissão pelos caminhos em redor do Santuário com a tradicional bênção dos campos. E no penúltimo Domingo de Agosto realiza-se a grande festa anual do Santuário, em que é organizado um almoço-convívio para angariação de fundos destinados à manutenção e conservação do edifício, seguido de Missa e procissão. Para além destas festas, a capela está normalmente aberta para visita aos domingos à tarde, entre as 14 e as 16h.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Santuário Nossa Sra dos Milagres · Dois Portos, Portugal». Santuário Nossa Sra dos Milagres · Dois Portos, Portugal. Consultado em 20 de janeiro de 2024 
  2. Maria, Agostinho de Santa (1707). Santuario Mariano e Historia das Imagés milagrosas de Nossa Senhora... [S.l.]: A. Pedrozo 
  3. «Roubaram Nossa Senhora dos Milagres». Diário de Notícias. Consultado em 20 de janeiro de 2024 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]