Scincidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaScincidae
1a, Lizards.JPG

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Sauria
Família: Scincidae
Géneros
ver texto

Scincidae é uma família de répteis escamados pertencentes à subordem Sauria. Trata-se de uma das mais diversificadas famílias de lagartos, com mais de 1200 espécies conhecidas.[1]

Enquanto muitos membros dessa família se assemelham aos lagartos comuns (família Lacertidae), outros têm características curiosas, incluindo muitas espécies com membros reduzidos ou mesmo sem membros visíveis, o que lhes dá uma aparência mais de serpente do que de lagarto.

Quase todos os lagartos dessa família são carnívoros, mas existe uma imensa variedade de hábitos entre eles. A maioria é terrestre, mas também existem espécies arborícolas e cavadoras, e algumas que passam boa parte do tempo "nadando" sob as areias dos desertos.

Géneros[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Skinks (Scincidae) - Grzimek's Animal Life Encyclopedia | Encyclopedia.com». www.encyclopedia.com. Consultado em 2016-05-02. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies-logo.svg
A Wikispecies possui a família: Scincidae
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Scincidae


Ícone de esboço Este artigo sobre lagartos, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.