Scotch Bonnet (pimenta)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Scotch bonnet (pimenta)
Detalhes
Espécie Capsicum chinense
Cultivar 'Scotch Bonnet'

Scotch bonnet (boina escocesa), também conhecida como scotty bons,[1] pimenta bonney, ou pimenta vermelha caribenha,[2] é uma variedade de pimenta denominada por sua semelhança com a boina tam o' shanter.[3] Também é chamada de ata rodo pelos falantes de iorubá da Nigéria, é encontrada principalmente nas ilhas do Caribe; também é encontrado na Guiana (onde é chamado de pimenta bola-de-fogo), nas Ilhas Maldivas (onde é chamada de githeyo mirus), Panamá (onde é chamado de aji chombo) e na África Ocidental.[4] A maioria das Scotch bonnet têm uma pungência com classificação de 100.000 a 350.000 unidades na Escala de Scoville.[5] Para comparação, a maioria das pimentas jalapeño têm uma pungência com classificação de 2.500 a 8.000 na Escala de Scoville. No entanto, variedades completamente não picantes da Scotch bonnet são cultivadas em algumas das ilhas do Caribe, chamada de pimenta cachuca.

Estas pimentas são utilizadas para dar sabor a vários pratos e culinária de todo o mundo sendo muitas vezes utilizadas em molhos picantes e temperos. A Scotch bonnet tem um sabor mais doce e forma mais corpulenta, distinta da sua parente, a habanero, com a qual é muitas vezes confundida, e dá à pratos de carne curada (porco ou frango) e outros pratos caribenhos seus sabores únicos. Scotch bonnets são utilizadas principalmente nos pratos tipicos e molhos de pimenta da África Ocidental, Antiga, São Cristóvão e Neves, Anguila, Dominica, Santa LúciaIlhas de São Vicente, Granada, Trindade e Tobago, Jamaica, Barbados, Guiana, Suriname, HaitiIlhas Caimã. Embora muitas vezes elas aparecerão em outras receitas caribenhas. Ela também é usada na Costa Rica e Panamá, em receitas de estilo caribenho, tais como o arroz e ervilhas, rondon, saus, rissóis de carne, e ceviches.

Frescas, maduras as scotch bonnets mudam de verde para amarelo e depois para vermelho escarlate.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. DeWitt, Dave (1996). Pepper Profile: Scotch Bonnet. [S.l.]: Fiery-Foods.com 
  2. «Chile Peppers Recipes» 
  3. Andrews, Jean (1998). The Pepper Lady's Pocket Pepper Primer. [S.l.]: University of Texas Press. 147 páginas. ISBN 978-0-292-70483-1 
  4. «Mead Recipes: Scotch Bonnet Capsimel». This recipe uses very hot Scotch Bonnet chillies (which are ubiquitous in West Africa). 
  5. «Chile Pepper Heat Scoville Scale». About.com: Home Cooking. The New York Times Company. Consultado em 21 de agosto de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.