Scutigeromorpha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaScutigeromorpha
Scutigera coleoptrata, uma das espécies mais comuns do grupo.
Scutigera coleoptrata, uma das espécies mais comuns do grupo.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Chilopoda
Ordem: Scutigeromorpha
Famílias
Ver texto.

Scutigeromorpha é uma ordem de centopeias anamórficas com até 15 pares de pernas articuladas, antenas multisegmentadas e olhos compostos.[1] Este grupo integra as comuns centopeias domésticas.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A ordem Scutigeromorpha é composta por espécies de centopeias anamórficas, com até 15 segmentos corporais com pernas longas e finas, com tarsos múltiplos. São criaturas caracterizadas por movimentos rápidas, capazes de suportar quedas de considerável altura arrancando de imediato com uma velocidade superior a 15 comprimentos corporais por segundo.

Esta ordem agrupa o único grupo conhecido de centopeias que reteve os olhos compostos, nos quais a camada cristalina é análoga à encontrada entre os Chelicerata e insectos, o que se tem revelado como de importante significado filogenético. Também apresentam longas antenas flageliformes multisegmentadas.

O grupo é o único taxon extante representativo dos Notostigmomorpha, definidos por apresentarem um único espiráculo na região posterior de cada placa dorsal. Os restantes grupos de Chilopoda são considerados menos basais e apresentam uma maior diversidade e número de aberturas espiraculares na região lateral do corpo, razão pela qual são agrupados no taxon Pleurostigmomorpha. Alguns apresentam mesmo vários espiráculos não emparelhados ao longo da sua linha dorsal e na região próxima da secção posterior dos tergitos.

A ordem inclui três famílias: Psellioididae, Scutigeridae e Scutigerinidae.[2]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Notas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]