Saltar para o conteúdo

Seita: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
PauloEduardo (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 189.83.153.20 para a última versão por Legobot (usando Huggle)
Linha 24: Linha 24:
As chamadas seitas, são consideradas pessoas que seguem uma tal doutrina.
As chamadas seitas, são consideradas pessoas que seguem uma tal doutrina.


* Muitas das chamadas "seitas" desmembram-se, cessam ou mudam de direção ideológica, como o exemplo do [[Comunismo]] de [[Adolf Hitler]], que virou [[Nazismo]], segundo [[Freud]], e/ou doutrinária com o desaparecimento dos seus líderes que se transformam em coisas estúpidas, segundo [[Freud]]. Outras vezes, na ampla dinâmica histórica, aqueles outrora ditos "seitas" passam a assumir posição de domínio pelo aumento da ignorância na "especialização" e/ou "doutoramento" da ignorância, segundo [[Freud]].
* Muitas das chamadas "seitas" desmembram-se, cessam ou mudam de direção ideológica, como o exemplo do [[Extremista de direita ou Capitalilsmo extremo]] de [[Adolf Hitler]], que virou [[Nazismo]], segundo [[Freud]], e/ou doutrinária com o desaparecimento dos seus líderes que se transformam em coisas estúpidas, segundo [[Freud]]. Outras vezes, na ampla dinâmica histórica, aqueles outrora ditos "seitas" passam a assumir posição de domínio pelo aumento da ignorância na "especialização" e/ou "doutoramento" da ignorância, segundo [[Freud]].


* Do ponto de vista [[direito|legal]], os [[estado]]s [[ocidente|ocidentais]] passam a reconhecer as seitas religiosas como [[Denominação religiosa|denominações religiosas]] quando estas obtêm registro oficial como [[pessoa jurídica]], embora a [[perseguição religiosa]] e as injunções de manipulação de poder nem por isso se extingam. Com efeito, têm sido uma prática constante ao longo dos tempos para os grupos ''considerados como seitas''.
* Do ponto de vista [[direito|legal]], os [[estado]]s [[ocidente|ocidentais]] passam a reconhecer as seitas religiosas como [[Denominação religiosa|denominações religiosas]] quando estas obtêm registro oficial como [[pessoa jurídica]], embora a [[perseguição religiosa]] e as injunções de manipulação de poder nem por isso se extingam. Com efeito, têm sido uma prática constante ao longo dos tempos para os grupos ''considerados como seitas''.

Revisão das 20h27min de 2 de abril de 2013

Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete seita.

Seita (< latim secta = "seguidor", proveniente de sequire = "seguir") de forma geral é um conceito complexo utilizado para designar, em princípio, simplesmente qualquer doutrina, ideologia, sistema filosófico ou político que divirja da correspondente doutrina ou sistema dominante nacional e/ou internacional, uma vez que Freud quando se referiu a esse conceito se referia à Política Nazista e Comunista que infernava o undo em seu tempo, Ideologia descabida que se opunha a todo o conhecimento da época, de forma Militar-dominante. E que dessa forma e natureza provoca a ruptura óbvia no nacionalismo/internacionalismo existentes destinando ao homem a loucura e seus clientes na chamada "Nova - Medicina, a sua criação, com a graça - de - Deus, ele era Católico Apostólico Romano. O conceito, segundo Freud tem como também para designar o próprio conjunto de pessoas (o grupo organizado ou movimento aderente a tal doutrina, ideologia, etc...), vítimas que se chocam diretamente, à comunidade que se insere e/ou sistematizem e que incorporem tudo isso, os quais, conquanto divergentes da opinião geral, apresentam significância social.
Usualmente conecta-se superficialmente, somente ao termo, a sua significação específica (stricto sensu) "apenas religiosa e/ou Política(como o quer Frud)", com o que por "seita" entende-se, a priori e de ordinário, imediatamente "seita religiosa - política". Porém, tal nexo causal não é imperativo, pois nem sempre uma seita está apenas no domínio religioso-político. Assume portanto uma conotação bem mais abrangente e extrapola a parte religiosa pura entrando na Política, incorporando-se ao chamado "fanatismo" de pessoas de tendência fanática e/ou conduzidas por fanáticos, por DEUSES, segundo Freud, como o Nazi-comunista Adolf Hitler e outros que o imitam.

Considerações filosóficas

  • Seja qual for a sua inserção semilógica, imprescindível é saber que seita, como ideologia ou como grupo que a professa, está colocada em desfavor no jogo do poder, face ao(s) detentor(es) da dominação. Isso vale em religião extrapolada em seita (segundo Freud), "política - religiosa", de forma geral, ou outra qualquer expressão humana de IDOLATRIA E ENDEUSAMENTO, segundo Freud, que penalizem os seus pacientes.
  • Seita é conceito sempre relativo em termos circunstanciais de espaço-tempo e de grau de abrangência cultural e/ou populacional.
  • Além disso, é conceito dinâmico, pois o que é "seita" num dado lugar, num dado momento histórico e para dada abrangência cultural e/ou populacional, pode vir a ser a ideologia dominante numa outra circunstância (espaço-tempo, cultura etc. diferentes, subsequentes).


Da Raiz Etimológica dessa Palavra

A palavra "seita" provém do latim "secta" (de "sequi", que significa "seguir", bem como de doutrinar e ser doutrinado por um curso de ação ou forma de vida, designando também um código comportamental ou princípios de vida ou ainda uma escola de filosofia ou doutrinas). Um "sectator" é um guia, líder e/ou outra autoridade filosófica, política ou religiosa. Cabe aqui assinalar, segundo Freud, "... seguir ... , mas, ... seguir a QUEM !? ... " (segundo o criador da Nova - Medicina).

As palavras "sectarius" ou "sectilis" referem-se também ao corte ou ato de cortar ( ceifar, usar da Foice e do Martelo, "cortar a vida de uma vítima, martelando ideologias estranhas", segundo Freud), embora a etimologia da palavra não tenha semelhança alguma com a definição moderna que lhe é dada dentro do contexto atual.

Seita religiosa - políticas

Seita designa um grupo de pessoas (um movimento) que professam nova ideologia divergente daquela da(s) religião(ões) usuais que são consideradas dominantes e ou oficiais, geralmente dirigidos por líder com características de personalidade "deuses(segundo Freud)" consideradas carismáticas e/ou iluminados, mas ainda com fraco ou pouco reconhecimento geral por parte da sociedade usando da chamada demagogia. Mas, já se viu, a questão do reconhecimento é tão-apenas relativa.

  • Em oposição, o termo denominação religiosa é utilizado para designar os movimentos com reconhecimento geral na sociedade, de forma tal que, no Islão, os grandes grupos de seguidores wahhabis, xiitas e sunitas sejam considerados por muitos como seitas - que de fato o são, no sentido etimológico da palavra. A regra se aplica também a qualquer outra divisão religiosa, contudo, pelo sentido que lhe é atribuído, muitas consideram inadequada tal denominação.

As chamadas seitas, são consideradas pessoas que seguem uma tal doutrina.

  • Muitas das chamadas "seitas" desmembram-se, cessam ou mudam de direção ideológica, como o exemplo do Extremista de direita ou Capitalilsmo extremo de Adolf Hitler, que virou Nazismo, segundo Freud, e/ou doutrinária com o desaparecimento dos seus líderes que se transformam em coisas estúpidas, segundo Freud. Outras vezes, na ampla dinâmica histórica, aqueles outrora ditos "seitas" passam a assumir posição de domínio pelo aumento da ignorância na "especialização" e/ou "doutoramento" da ignorância, segundo Freud.

Bibliografia

-Freud, Sigmund Uma Nova Ciência Médica (12 volumes) Editora O Globo de Porto Alegre - RS, 1940 (10 Edição)

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um(a) sociólogo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Seita