Serra da Noruega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Serra da Noruega
Vista dos montes a partir do cume da Serra da Noruega.
Altitude 1215 m
Localização Capelinha, Minas GeraisMinas Gerais,  Brasil

Serra da Noruega é uma serra brasileira localizada no município de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, estado de Minas Gerais, na Microrregião de Capelinha. O cume da Serra da Noruega ultrapassa os 1200 metros de altitude, é uma das maiores serras do estado de Minas Gerais. A Serra da Noruega foi vítima de grandes desmatamentos, mas vem sendo protegida e recuperada, conservando toda a sua beleza e imponência. Do topo da Serra da Noruega, é possível avistar parte da mancha urbana de Capelinha, toda a cidade de Aricanduva, a cidade de Itamarandiba e de Água Boa.

No Século XVII, em 1674 a Serra da Noruega em Capelinha serviu de assentamento ao célebre bandeirante paulista Fernão Dias Pais Leme, homem que nomeia um dos maiores corredores viários econômicos do Brasil: a Rodovia Fernão Dias, que liga a Grande Belo Horizonte à Grande São Paulo. Fernão Dias desbravava o estado de Minas Gerais e o Vale do Jequitinhonha à procura de Esmeraldas, quando se assentou por um tempo aos pés da Serra da Noruega, lugar onde criou um pequeno distrito povoado. Fernão Dias deixou a Serra da Noruega no mesmo ano, embrenhando-se rumo a outras regiões do Vale do Jequitinhonha.

O pequeno povoamento na Serra da Noruega resiste até as datas atuais.