Shabak

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sherut haBitachon Haklali (em hebraico: שירות הביטחון הכללי, "Serviço de Segurança Geral", conhecido pela sigla Shabak; em hebraico: שב"כ; oficialmente, Agência de Segurança de Israel (ASI) e comumente referida como Shin Bet. [1] É o serviço de Segurança Nacional (interna) de Israel. Seu lema é "Magen Velo Yera'e" (em hebraico: מגן ולא יראה: literalmente, "defender sem ser visto", ou melhor, "escudo invisível"). É uma das três principais organizações da comunidade de inteligência de Israel, ao lado da Aman (inteligência militar da FDI) e do Mossad (responsável pelo trabalho de inteligência no exterior).

Atribuição: O Shabak é a principal agência de prevenção ao terrorismo no território israelense e em representações diplomáticas no exterior (como, embaixadas e consulados). Trabalha conjutamente às agências de interceptação de comunicações (como, a renomada Unidade 8200) e as IDF (Israel Defences Forces). Frequentemente, seus agentes conduzem interrogatórios e operações infiltradas. A agência também conta com grupos táticos para realização de prisões de alto risco e resgate de reféns.

Referências

  1. Shabak é o termo oficial usado atualmente pelo governo israelense. Mas, tanto na linguagem da imprensa ocidental quanto nas publicações israelenses, é normalmente referido pelo seu nome original em hebraico, Shin Bet.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Israel é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.