Shasta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Shasta ou Príncipe Cor é um personagem fictício criado pelo escritor irlandês C.S. Lewis, para a série de livros As Crônicas de Nárnia, aparece somente no livro O Cavalo e seu Menino.

Sumário Biografico[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Shasta é um príncipe da Arquelândia, que quando bebê foi raptado por um lorde de seu país que tentou fugir com ele num bote para a Calormânia. Os soldados o perseguiram, mas apesar de terem matado o lorde, não conseguiram resgatar a criança. Vagando pelo mar, um pescador da Calormânia o encontrou e o criou como seu filho. Ao descobrir que seu pai adotivo, Arriche, tentava o negociar como escravo com um Tarcaã. Fugiu dos calormanos com seus amigos Aravis, Bri e Huin.

Em sua jornada Shasta é confundido como o Príncipe Corin da Arquelândia, o que o leva a conhecer o rei Edmundo, a rainha Susana, o fauno Tumnus e sua comitiva. Ao chegar a Arquelândia Shasta entra em uma batalha para defender Anvar e descobre sua verdadeira identidade, como príncipe e herdeiro do trono da Arquelândia. No final do livro relata que ele acaba casando com Aravis, e tem um filho chamado Áris, o Grande, o mais famoso rei da Arquelândia.