Sigurd Ring

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sigurd Ring (Sigurðr hringr em nórdico antigo), nascido por volta do ano 750, foi um rei lendário sueco mencionado por formas diferentes em fontes como Norna-Gests þáttr, Gesta Danorum, Saga Hervarar e Sögubrot af Nokkrum.[1][2]

Era sobrinho do rei dinamarquês Harald Hildetand, que o colocou como rei vassalo dos Sveas (Svitjod) e dos Götas ocidentais (Västergötland), enquanto o próprio Harald Hildetand continuou como rei dos Danos e dos Götas orientais (Östergötland). Mais tarde, Sigurd venceu seu tio na colossal Batalha de Bråvalla, tendo então ficado também rei da Dinamarca e da Östergötland.
Ele governou até se tornar muito velho, tendo então se apaixonado pela bela e jovem Alvsol de Vendsyssel, mas não obteve autorização da família para se casar com ela. Sigurd atacou e matou os irmãos de Alvsol. Mas Alvsol suicidou-se por envenenamento para não ser capturada por Sigurd. Desgostoso, Sigurd suicidou-se com uma espada a bordo de um navio em chamas.[3][1]

Ele era pai de Ragnar Lodbrok.[4]

Referências

  1. a b «Sigurd Ring» (em sueco). Nationalencyklopedin – Enciclopédia Nacional Sueca. Consultado em 28 de outubro de 2016. 
  2. Lagerquist, Lars O (1997). «Sagokungar». Sveriges Regenter. Från forntid till nutid (em sueco) (Estocolmo: Norstedts). p. 22-24. ISBN 91-1-963882-5. 
  3. «Sigurd (Randversson) Ring» (em sueco). Ahlander. Consultado em 27 de outubro de 2016. 
  4. «Regnar Lodbrog» (em dinamarquês). Den Store Danske Encyklopædi – Grande Enciclopédia Dinamarquesa. Consultado em 28 de outubro de 2016. 
Precedido por
Harald Hildetand antes/depois Randver
Rei da Suécia
c.750-c.770
Sucedido por
Ragnar Lodbrok

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

]