Siladar Damate Ali Paxá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Siladar Damate Ali Paxá
Nascimento 1667
İznik
Morte 5 de agosto de 1716
Batalha de Petrovaradin
Sepultamento Belgrado
Cidadania Império Otomano
Ocupação político,

Siladar Damate Ali Paxá (1667 - 5 de agosto de 1716), também chamado Siladar Ali Paxá, foi um general otomano e grão-vizir. Seu epíteto siladar significa "portador de armas" e damate significa "noivo".

Juventude[editar | editar código-fonte]

Ali Paxá nasceu em uma família turca em Iznik (antiga Niceia), na Turquia moderna.[1] O nome de seu pai era Haci Huceine. Foi treinado na escola do palácio Enderum em Istambul e durante o reinado de Mustafá II foi nomeado secretário pessoal do sultão. Em 1709, ficou noivo da filha de Amade III, ganhando o título damate ("noivo") e foi nomeado segundo vizir. Em 27 de abril de 1713, se tornou o grão-vizir.

Termo como grão-vizir[editar | editar código-fonte]

Tumba de Siladar Ali Paxá em Belgrado

Pouco depois de sua nomeação, conseguiu ratificar o Tratado de Prute com a Rússia, garantindo assim as fronteiras do norte do Império Otomano no rio Dniepre.[2] No início de 1714, sua atenção se voltou para a Moreia, que havia sido mantida pela República de Veneza desde a Guerra Moreia e o Tratado de Karlowitz de 1699 . Os otomanos nunca se reconciliaram com sua perda. Quando os venezianos deram refúgio aos rebeldes sérvios de Montenegro e Herzegovina em sua província da Dalmácia , e alguns de seus mercadores se envolveram em disputas com navios otomanos, o Porte (governo) otomano rapidamente usou isso como pretexto para declarar guerra.

A campanha subsequente em 1715, liderada pelo próprio Siladar Ali Paxá, foi um sucesso esmagador, pois toda a Moreia caiu rapidamente e com pouco derramamento de sangue para o exército otomano. No entanto, a Áustria dos Habsburgos, aliada de Veneza, também declarou guerra contra os otomanos. Em 1716, Ali Paxá mudou-se para a frente austríaca, onde comandou o exército otomano contra as forças austríacas lideradas pelo príncipe Eugênio de Saboia na Batalha de Petrovaradim (5 de agosto de 1716). Durante a batalha, Ali Paxá perdeu a vida.[3] Sua tumba está em Belgrado .

Após sua morte, foi chamado de Seíte [Sehit] Ali Paxá (Sehit significa mártir).

Referências

  1. Sevinç, Necdet (1985). Osmanlı sosyal ve ekonomik düzeni. [S.l.]: Üçdal Neşriyat. p. 326. Silahtar / Damat Ali Paşa – Milliyeti : Türk 
  2. Biography of Ahmet III (em turco)
  3. Prof. Yaşar Yüce-Prof. Ali Sevim: Türkiye tarihi Cilt III, AKDTYKTTK Yayınları, İstanbul, 1991 p 268-269