Simon's Cat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Simon's Cat
Simon's_Cat.png
Capa do livro Simon's Cat.
Informação geral
Formato
Gênero
Duração 1-3 minutios
Criador(es) Simon Tofield
Desenvolvedor(es) Simon's Cat Ltd.
País de origem Reino Unido
Idioma original inglês
Produção
Diretor(es) Simon Tofield
Produtor(es) Simon Tofield
Produtor(es) executivo(s) http://www.simonscat.com/
Editor(es) http://www.simonscat.com/
Distribuída por Channel Frederator Network
Vozes de Simon Tofield
Empresa(s) de produção Simon's Cat Ltd.

Tandem Films, ChannelFlip

Localização http://www.simonscat.com/
Exibição
Emissora de televisão original

YouTube

Transmissão original 4 de março de 2008 (2008-03-04) – Presente
N.º de temporadas http://www.simonscat.com/
N.º de episódios 74
Cronologia
http://www.simonscat.com/

Simon's Cat (O gato de Simon - tradução livre) é uma animação e livros do animador britânico Simon Tofield e seu gato faminto que usa cada vez mais táticas pesadas para conseguir que seu proprietário alimente-o.

Em janeiro de 2009, foi anunciado que o Simon´s Cat seria publicado em formato de livro, após o sucesso das primeiras animações. Canongate (editora de livros britânicos) lançou o título em 1 de outubro de 2009, no Reino Unido. Mais tarde também foi lançado em outros países e posteriormente foram publicados outros títulos para dar sequencia a série.

Em junho de 2012, Walt Disney Animation Studios começou a lançar shorts especiais de Simon's Cat, Simon's Cat  também teve tiras (pequenas historias em quadrinhos) publicadas no jornal Daily Mirror , entre 2011 e 2013. Em agosto de 2015, foi anunciado que a Endemol UK tinha adquirido uma participação nos direitos da série Simon's Cat.

Em julho de 2016, Simon's Cat fez parceria com a Vila Sésamo como parte da campanha Love to Learn (Amor para Aprender - tradução livre).

Em julho de 2017, o jogo "Simon Cat - Crunch Time" estreou. Atualmente está disponível no Facebook e no Facebook Gameroom..

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Tofield, teve cerca de 13 anos de experiência com a animação de comerciais nas empresas Marmite e Tesco, inicialmente, surgiu a ideia de fazer vidêos para ensinar como utilizar o Adobe Flash. Ele também revelou ainda que a inspiração para a série veio de experiências com seus quatro gatos, nomeadamente Teddy, Hugh, Jess e Maisie; com Hugh, em particular, sendo a principal inspiração.

Produção[editar | editar código-fonte]

A série é animada com o Adobe Flash e TVPaint. As imagens são desenhadas manualmente por meio eletrônico, usando uma mesa digitalizadora (graphics tablet) de tamanho A4 Wacom Intuos 3 .

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Simon´s Cat (O gato de Simon): É o personagem principal; um gato carinhoso, mas muitas vezes teimoso e desajeitado. Suas travessuras, muitas vezes, na busca por alimentos (sua marca comercial é o gesto de sua mão apontando para sua boca ou para o prato, significando que quer comida), irritam seu proprietário, Simon. Ele adora ração, mas também gosta de pássaros, ratos e peixes koi do lago de Simon. Uma quantidade significativa de humor e do enredo do livro vem de seus esforços para capturar pássaros, ratos e peixes. O gato não tem nome oficialmente, embora o escritor Simon Tofield diz que a inpiração é do seu próprio gato, Hugh.
  • Simon: O dono que a tempos sofre com suas travessuras do gato, Simon é um artista gráfico. Ele é bem-humorado, gentil, facilmente assustado, e propensos a sofrer acidentes.
  • Simon's sister's dog (cão da irmã de Simon): cão que aparece pela primeira vez no vídeo "Fed Up", no qual é alimentado embaixo da mesa pela família. O cão também aparece no livro e adora brincar de buscar.
  • Bird: Um pássaro que Simon's Cat persegue, e que, em geral, engana o gato.
  • Hedgehog: Um ouriço que vive no jardim de trás da casa de Simon. Simon's Cat gosta de irritar o ouriço estetando objetos, tais como maçãs, folhas e bolas de tênis noss seus espinhos de Hedgehog. O ouriço também tem filhos.
  • Garden Gnome: Um gnomo de jardim , semelhante a um gnomo quebrado por Simon's Cat em "Let Me In". O gnomo segura uma vara de pesca. O gato, muitas vezes, utiliza o gnomo para ajudar em seus esquemas para a conseguir alimentos. O gato considera o gnomo um amigo, aparentemente sem saber que ele é um objeto inanimado.
  • Bunny: Um coelho que vive no jardim, que pode literalmente executar círculos em volta do gato.
  • Kitten ou Gatinho: Em outubro de 2011, Simon traz para casa um novo membro da família que, apesar de sua tenra idade, parece ser consideravelmente mais inteligente do que um adulto.
  • Toad: É um Sapo que mora no jardim.
  • Frog: É um que aparece em alguns episódios e é diferenciado do Toad no episódio "How to Draw...Frogs and Toads" (Como desenhar ... Rãs e Sapos), bem como na seção "Simon Draws" do livro Kitten Chaos.
  • Squirrel: É um esquilo que vive em uma árvore no jardim. Ele ama irritar Simon's Cat jogando bolotas quando o gato o persegue.
  • Mouse: Outra ratinho que é, muitas vezes perseguido por Simon's Cat. Apesar de suas diferenças, o rato auxilia o gato em um elaborado plano pra impressionar um gata no episódio "Smitten".
  • Chloe: É uma gata que Simon's Cat é apaixonado durante um certo tempo. Recatada e um pouco esnobe, ela apresenta um apetite fino, comendo apenas petiscos de gatos, recusando com raiva um rato oferecido pelo Simon's Cat no primeiro filme.
  • Maisy: É uma outra gata, pela qual Simon's Cat se apaixona, porem ele não demonstra esse tipo de sentimento.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Episódio especial[editar | editar código-fonte]

No inicio de 2015, um site de financiamento colaborativo, lançou uma campanha para arrecadar fundos para permitir que Simon e sua equipe produzissem um episódio em cores de Simon's Cat, com o dinheiro arrecadado foi possível produzir um episódio de 12 minutos. A Todos que contribuíram com pelo menos € 5, foi oferecido um acesso gratuito para o episódio e outras regalias. A campanha foi um sucesso e o episódio foi lançado para os apoiadores, em agosto de 2015. Em janeiro de 2017, o episódio foi colocado à venda (ao contrário de outros episódios anteriores, "Off to the Vet"  não foi oferecido para visualização gratuita). Ele foi lançado para visualização gratuita em 26 de outubro de 2017.

Simon's Cat Logic[editar | editar código-fonte]

Uma série de desenhos animados com imagens ao vivo, explica os traços e o comportamento dos gatos e o que pode ser feito para mantê-los felizes e saudáveis. É introduzido e narrado por Simon Tofield (conteúdo narado, ao vivo durante todo o episódio) e apresenta o comportamento do gato Nicky Trevorrow (ao vivo). Cada episódio é ilustrado com animações de gatos e trechos de episódios de Simon's Cat.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Data Prêmio Episódio Categoria
Março de 2008 British Animation Awards Cat Man Do
Melhor Comédia
2008 Festival international des Très Courts
Prêmio De Animação
2008 Leicester Short Film Festival
Melhor Animação
2008 Bradford Animation Festival
Prémio Especial Do Júri
Setembro de 2008 Animae Caribe Let Me In
Animação Mais Notável

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Todos os livros de autoria de Simon Tofield.

Referências

Links externos[editar | editar código-fonte]