Simon Antoine Jean L'Huillier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Principiorum calculi differentialis et integralis expositio elementaris, 1795

Simon Antoine Jean L'Huilier (ou L'Huillier; Genova, 24 de abril de 1750 – Genova, 28 de março de 1840) foi um matemático suíço de ascendência francesa. É conhecido pelos seus trabalhos de análise matemática e topologia e, em particular, a generalização da fórmula de Euler para grafos planares.

Recebeu o prémio para as matemáticas, da Academia de Ciências de Berlim, em 1784, graças a uma interrogação sobre os fundamentos do cálculo. Seu trabalho foi publicado no seu livro de 1787, "Exposition elementaire des principes des calculus superieurs". (Uma versão em latim foi publicada em 1795.) Apesar de L'Huilier ter ganho o prémio, Joseph Lagrange, que tinha sugerido a mesma questão e era o lider do corpo de avaliadores dos trabalhos, estava desapontado, considerando-o "o melhor de um grupo mau". Lagrange iria à mesma publicar o seu trabalho sobre os fundamentos do cálculo e Augustin Louis Cauchy criaria mais tarde a versão final, que se mantém até aos dia de hoje. Foi também L'Huilier que usou pela primeira vez o termo série de Taylor, para se referir à série criada por Brook Taylor e d'Alembert.

Note que este apelido é muitas vezes trocado por Lhuilier ou Lhuillier.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.