Simone Zucato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Simone Zucato
Nome completo Simone Pessoa Zucato
Nascimento 18 de janeiro de 1976 (48 anos)
Socorro, SP
Nacionalidade brasileira
Ocupação atriz, produtora teatral

Simone Zucato (Socorro, 18 de janeiro de 1976) é uma atriz e produtora teatral.

Filha de Eurico Zucato e Sonia Regina Pessoa Zucato, Simone nasceu em Socorro, São Paulo.  Ela viveu grande parte de sua infância e adolescência nos Estados Unidos.

Quando voltou ao Brasil frequentou renomadas escolas de artes cênicas como Teatro Escola Macunaíma, Escola de Atores Wolf Maya e FAAP, em São Paulo. No Rio de Janeiro, frequentou a CAL e o famoso O Tablado. Simone, participou do grupo de estudo ministrado por Bárbara Heliodora – considerada  uma das maiores especialistas na obra de Shakespeare no Brasil e teve também aulas com Camilla Amado.  

Nos Estados Unidos estudou com Robert Castle, do Lee Strasberg Theatre and Film Institute de Nova York, Susan Batson, Jandiz Estrada, Nancy Bishop, Michelle Danner e Bernard Hiller. Ela também freqüentou aulas no HB Studio na mesma cidade.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 2008 Simone foi convidada a fazer parte do elenco da peça "De Corpo Presente" interpretando a personagem Lilia, a filha homossexual de um escritor e de uma atriz. No mesmo ano, foi convidada pelo diretor Paulo Trevisan a fazer parte do elenco da peça Inimigos do Vício. Ainda em 2008 Simone foi convidada a participar do elenco da série “Casos e Acasos” no episódio “A Fuga Arriscada, A Nova Namorada e O Recheio do Bolo” na Rede Globo.

No ano seguinte (2009) a atriz participou das novelas  “Cama de Gato”, escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid e “Caras & Bocas”, de Walcyr Carrasco na Rede Globo e adquiriu os direitos autorais de Rabbit Hole, escrito por David Lindsay-Abaire, ganhador do Prêmio Pulitzer.

Em 2010 iniciou a pré-produção do espetáculo “A Toca do Coelho”, título dado a Rabbit Hole no Brasil. Em 2011 interpretou Cinira, na novela “Corações Feridos”, escrita por Iris Abravanel, no SBT. Ainda em 2011, Simone Zucato deu vida a Aurora no espetáculo “As Princesas do Castelo Encantado”, escrito por Ronaldo Ciambroni e simultaneamente participou do espetáculo “Trair e Coçar É Só Começar”, escrito por Marcos Caruso, um espetáculo que é sucesso no Brasil e foi considerado pela atriz “Um verdadeiro presente dos deuses do teatro”. No  mesmo ano fez a peça “Na Boca do Leão”.  

Em 2013, ela finalmente subiu aos palcos em sua própria produção, no papel de Isa, a irmã engraçada e irresponsável de Becca, interpretada por Maria Fernanda Cândido na peça “A Toca do Coelho” com a qual passou por quinze cidades brasileiras de 2013 a 2015. Simone foi responsável por convidar o ator Reynaldo Gianecchini para o papel de Howie. A peça levou mais de 120.000 pessoas aos teatros de todo o Brasil. Em 2015 participou da telenovela Malhação, escrita por Rosane Svartman, na Rede Globo. Em 2016 voltou aos palcos com espetáculo infantil “O Livro de Tatiana” com direção e autoria de Bruno Garcia.

Em 2018, Zucato foi chamada para interpretar "Liliane", em "O Sétimo Guardião". Tendo sido convidada pelo autor da novela, Aguinaldo Silva, foi seu primeiro papel no horário nobre, em que viveu uma das duas beatas que integra o séquito de Mirtes Aranha (Elizabeth Savalla), contracenando ao lado de Paulo Miklos e Inês Peixoto.

Novelas[editar | editar código-fonte]

Ano Novela Personagem Emissora
2018 O Sétimo Guardião Liliane Rede Globo
2015 Malhação Juliana - Produtora do Programa Altas Horas
2012 Corações Feridos Cinira SBT
2009 Caras & Bocas Pietra Rede Globo
2009 Cama de Gato Sônia
2008 Casos e Acasos: A Fuga Arriscada, a nova namorada e o recheio do bolo Enfermeira

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Peça Personagem
2019 Sylvia Sylvia
2016 O Livro de Tatiana Mãe
2013 e 2015 A Toca do Coelho Isabel
2012 e 2011 Trair e Coçar É Só Começar Vera
2012 e 2011 As Princesas do Castelo Encantado Aurora e Rapunzel
2011 Na Boca do Leão Laura
2011 Papai Noel Existe Clara
2008 De Corpo Presente Lilia
2008 Inimigos do Vício Carol

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]