Saltar para o conteúdo

Sinhô Pereira: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 201.48.7.23 para a última versão por 177.53.147.102, de 17h12min de 13 de abril de 2012 (UTC)
Etiqueta: Categorias removidas
Linha 1: Linha 1:
Francisco Araujo e Silva conhecido também como Sinhô Pereira e Chico Maranhão.Nascido em
'''Sebastião Pereira e Silva''' mais conhecido como '''Sinhô Pereira''' ([[Serra Talhada]] - PE, [[20 de janeiro]] de [[1896]] - [[Lagoa Grande]], - MG [[dezembro]] de [[1972]]) foi um [[cangaceiro]].
20.01.1896.Quando alguns meses depois um bando de ladõés assaltam a casa de Francisco e matam seus pais mas ele sobrevive,criado pela sua tia.Francisco fica sabendo como havia ficado órfão então decide vingar a morte de seus pais,resolve então montar um bando de cangaceiros,e um dos primeiros de seu bando, Virgulino Ferreira da Silva, então consegue a vingar a morte de seus pais,e também sendo preocuradopelas autoridades, Francisco muda para Lagoa Grande Mg,onde monta uma agencia de correio e uma farmacia,onde ajudava o povo da pequena cidade,Francisco casa-se com Alina
Araujo e Silva e eles tem um filho o qual se chamou de Severino Araujo e Silva.E passar dos anos Francisco conhecido mais em Lagoa Grande como Chico Maranhão, já com netos e bisnetos,em uma tarde de 21 de agosto de 1979 falece, o então chefe de Lampião.


Descendia do Coronel [[Andrelino Pereira da Silva]], o Barão de Pajeú. Era alfabetizado e trabalhava no campo.


(Fonte)Esta fonte foi tirada de seu neto Palmari Araujo Borges, e escrita pelo seu tataraneto Jônatas Silva Araujo o qual tenho um grande prazer de estar contribuindo com a wikipédia.
Motivos familiares levaram-no a ingressar-se no [[cangaço]], tendo recebido a insígnia de comandante de tropa. Pressionado politicamente e perseguido por forças policiais, viajou com o primo [[Luiz Padre]] para Goiás e Minas Gerais, onde obteve o título de cidadão mineiro.

Ao deixar o cangaço, no ano de [[1922]], Sinhô Pereira entregou sua tropa para o comando de [[Virgulino Ferreira da Silva]], que mais tarde recebeu a alcunha de '''Lampião'''.

Sinhô Pereira faleceu numa manhã no final do ano 1972, em Lagoa Grande, Estado de Minas Gerais -, deixando para trás uma vida e uma história marcadas de angústia, dores e vontade de viver feliz com sua família e amigos.


==Bibliografia==
* MACEDO, Nertam. "Sinhô Pereira, o Comandante de Lampião".

<references/>
http://lampiaoaceso.blogspot.com/2009/02/entrevista-c-o-ex-cangaceiro-sinho.html

{{Esboço-biografia}}

[[Categoria:Mortos em 1972]]
[[Categoria:Cangaceiros]]
[[Categoria:Naturais de Serra Talhada]]

Revisão das 18h11min de 22 de fevereiro de 2013

Francisco Araujo e Silva conhecido também como Sinhô Pereira e Chico Maranhão.Nascido em 

20.01.1896.Quando alguns meses depois um bando de ladõés assaltam a casa de Francisco e matam seus pais mas ele sobrevive,criado pela sua tia.Francisco fica sabendo como havia ficado órfão então decide vingar a morte de seus pais,resolve então montar um bando de cangaceiros,e um dos primeiros de seu bando, Virgulino Ferreira da Silva, então consegue a vingar a morte de seus pais,e também sendo preocuradopelas autoridades, Francisco muda para Lagoa Grande Mg,onde monta uma agencia de correio e uma farmacia,onde ajudava o povo da pequena cidade,Francisco casa-se com Alina Araujo e Silva e eles tem um filho o qual se chamou de Severino Araujo e Silva.E passar dos anos Francisco conhecido mais em Lagoa Grande como Chico Maranhão, já com netos e bisnetos,em uma tarde de 21 de agosto de 1979 falece, o então chefe de Lampião.


(Fonte)Esta fonte foi tirada de seu neto Palmari Araujo Borges, e escrita pelo seu tataraneto Jônatas Silva Araujo o qual tenho um grande prazer de estar contribuindo com a wikipédia.