Sociedade Filarmónica União Seixalense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Sociedade Filarmónica União Seixalense, também designada por "Os Prussianos" DmB, foi fundada a 1 de Junho de 1871, no reinado de D. Luis, junto com a banda filarmónica.

Das actividades culturais da Sociedade Filarmónica União Seixalense destaca-se a promoção da cultura através da banda filarmónica, que mantém em actividade uma escola de música - Escola de Música Matias Lucas, que funciona ininterruptamente desde a sua fundação. Os alunos da Escola de Música também promovem actividades: o Coro e Orquestra Juvenil.

Foram conferidos à S.U.S., ao longo da sua existência, as seguintes distinções: Medalha de Louvor, pela Cruz Vermelha Portuguesa (1926); Grau de Dama da Ordem de Benemerência, pelo Presidente da República Óscar Carmona (14 de Novembro de 1935);[1] Medalha de Instrução e Arte e Diploma de Generosidade e Filantropia, pela Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio (1956); Medalha de Honra, pela Câmara Municipal do Seixal.

Em 1971, no decurso das comemorações do seu centenário, a banda gravou um disco de vinil por iniciativa da comissão das comemorações do Centenário. Em 2001 gravou um CD e em 2005, gravou o “Marés” – o seu segundo CD, mostrando assim o seu rigor artístico.

A banda da União Seixalense foi a primeira em Portugal que tocou a Ópera "Carmen" de Georges Bizet, trazida por um presidente da direcção na sua ida a França no século XIX.

Desde 1871 que a S.U.S. tem vindo a satisfazer as necessidades dos sócios e músicos: o seu primeiro Grupo Cénico foi criado em 1927 e a Biblioteca foi inaugurada em 1945.

Existiu uma comissão que cuidava de todos os eventos e até da própria Sociedade: a Comissão dos Anjinhos Enrascados, que organizava as Festas de São Pedro do Seixal, juntamente com outras Comissões de Festas.

Em 2003 foi retomada a Marcha Popular de São Pedro, que estava sem actividade desde 1971 e em 2007 foi criado um grupo musical de animação de rua: Os Algazarra & Companhia.

Desde a Sala de Petiscos, à Biblioteca, do Salão Nobre ao Café e até na Sala da Banda, poder-se-à encontrar um leque de recordações da banda e da Sociedade de outros tempos.

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Sociedade Filarmónica União Seixalense". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 16 de abril de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]