Sofia Amália de Holsácia-Gottorp

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sofia Amália
Duquesa de Brunsvique-Luneburgo
Sofia Amália de Holsácia-Gottorp
Retrato por David von Krafft
Nascimento 19 de fevereiro de 1670
  Castelo de Gottorf, Eslésvico, Ducado de Eslésvico
Morte 27 de fevereiro de 1710 (40 anos)
  Hanôver, Brunsvique-Luneburgo, Sacro Império Romano-Germânico
Sepultado em Igreja de Santa Maria de Volfembutel, Volfembutel, Alemanha
Marido Augusto Guilherme, Duque de Brunsvique-Luneburgo
Casa Holsácia-Gottorp (por nascimento)
Guelfo (por casamento)
Pai Cristiano Alberto, Duque de Holsácia-Gottorp
Mãe Frederica Amália da Dinamarca

Sofia Amália (em alemão: Sophie Amalie von Schleswig-Holstein-Gottorp; Eslésvico, 19 de fevereiro de 1670Hanôver, 27 de fevereiro de 1710) foi uma princesa alemã da Casa de Holsácia-Gottorp e a segunda esposa do duque Augusto Guilherme de Brunsvique-Luneburgo. Era a filha mais velha do duque Cristiano Alberto de Holsácia-Gottorp e da princesa Frederica Amália da Dinamarca, filha do rei Frederico III da Dinamarca.[1]

Casamento[editar | editar código-fonte]

Em 7 de julho de 1695,[nota 1] casou-se em Gottorp com Augusto Guilherme, Duque de Brunsvique-Luneburgo (1662–1731). Em memória ao evento, o medalhista Christian Wermuth fez um duplo medalhão com os retratos do duque e com um escudo que pendura o leão norueguês rodeado de corações em uma palmeira.[2] O casamento, que foi o segundo do duque e permaneceu sem filhos. Durante uma viagem para a Dinamarca e a Suécia o tio de Sofia Amália, o rei Cristiano V da Dinamarca, condecorou seu marido com a Ordem do Elefante.

Sofia Amália morreu aos quarenta anos no dia 27 de fevereiro de 1710, em Hanôver[3] e foi enterrada na Igreja de Santa Maria de Volfembutel, em Volfembutel. No mesmo ano, uma moeda comemorativa com o retrato da duquesa foi impressa no perfil, cercada pelo texto "SOPHIA AMALIA THEN: A NORWAY: AQUI: DVX SL: HOLS: BIG: ET DITH: C: I: O: E: D: / AUG: GUIL: DUCAT. BR: ET LUNEB: PR: - HEREDIS CONIUNX TEM DESIDERATIS: ».[4] Seu marido se casou com Isabel Sofia Maria de Eslésvico-Holsácia-Nordeburgo (1683-1767) no final do mesmo ano.[5]

Notas

  1. Por vezes a data é descrita como sendo em 7 de julho de 1696.

Referências

  1. Darryl Lundy. "Sophie Amalia von Holstein-Gottorp". Consultado em 11 de abril de 2017.
  2. Bünting, Heinrich ; Letzner, Johannes ; Rehtmeyer, Philipp Julius (1722). «III Tomus». Braunschweig-Lüneburgische Chronica (etc.) Nunmehro ... biß auf die jetzige Zeiten continuiret. Braunschweig: Detleff Detleffsen. s. 1576.
  3. Friedrich Görges (1820). Der von Heinrich dem Löwen, Herzog von Sachsen und Baiern erbauete St. Blasius-Dom zu Braunschweig und seine Merkwürdigkeiten und Erb-Begräbnisse (Zweite verbesserte Auflage utg.). Braunschweig: Ludwig Lucius. s. 118.
  4. «Fürstenhäuser, Herzgl. Linie Gottorp, Sophie Amalie, Prinzessin von Schleswig-Holstein (1670-1710)». Museen Nord. Besøkt. Consultado em 11 de abril de 2017.
  5. Ferdinand Spehr (1875). «August Wilhelm (Herzog von Braunschweig-Wolfenbüttel)». Allgemeine Deutsche Biographie. Duncker & Humblot. Besøkt. Consultado em 11 de abril de 2017.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sofia Amália de Holsácia-Gottorp