Sofia Gilberto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sofia Gilberto Oliveira (Nova Jérsei, EUA, 11 de janeiro de 2016), é cantora e compositora mirim, neta dos criadores da Bossa Nova, Astrud Gilberto e João Gilberto. Filha do baixista João Marcelo Gilberto e da produtora cultural e roteirista Adriana Magalhães.

Sofia Gilberto já tem várias músicas compostas por ela e está lançando seu primeiro álbum musical,[1] intitulado Garota Bossa Nova - Do Rio para o mundo, com a participação de diversos artistas, como Roberto Menescal. Sua avó Astrud Gilberto era apelidada nos EUA de Garota de Ipanema por causa da música que se tornou um sucesso mundial com sua interpretação. Sofia Gilberto é autodidata em piano e violão.

Sofia Gilberto é uma das apresentadoras do programa de TV "Do Som a Arte"[2][3] sobre Bossa Nova que foi ao ar no canal Music Box Brazil durante o ano de 2022 e terá sua segunda temporada em 2024. Sua música "Garota Bossa Nova" está na abertura da série e outras músicas de Sofia dentro dos episódios. Sofia participou da live de Roberto Menescal em comemoração ao Dia das Crianças de 2021.

Sofia também vai lançar em 2024 o seu primeiro livro da Garota Bossa Nova. O primeiro de uma coleção que vai trazer histórias e personagens da Bossa Nova, da música brasileira e cultura, para um público infanto juvenil.

Referências

  1. «Família prepara carreira musical da neta de João Gilberto, Sofia - Cultura». Estadão. Consultado em 11 de novembro de 2022 
  2. «Neta de João Gilberto estreia em programa de TV». O Globo. 7 de abril de 2022. Consultado em 11 de novembro de 2022 
  3. «Mônica Bergamo: Série sobre legado de João Gilberto estreia em 14 de abril». Folha de S.Paulo. 25 de março de 2022. Consultado em 11 de novembro de 2022 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma cantora é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.