Solanum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaSolanum
Frutos de Solanum sodomeum

Frutos de Solanum sodomeum
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Clado: asterídeas
Ordem: Solanales
Família: Solanaceae
Género: Solanum
Espécies
Ver texto.
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies
Solanum ambosinum

Solanum L. é um gênero de plantas da família Solanaceae, descrito pela primeira vez por Lineu em 1753. O grupo inclui muitas espécies de plantas perenes arbustivas ou trepadeiras. A maioria das espécies de Solanum são venenosas, mas o grupo inclui alguns dos vegetais mais essenciais da alimentação humana como a batata, o tomate ou a beringela.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O gênero Solanum L.é o maior gênero da família Solanaceae, com cerca de 1500 espécies, é tradicionalmente reconhecido pela presença de anteras poricidas. Entretanto, autores recentes (Olmstead & Palmer, 1997) evidenciaram que este gênero só seria monofilético com a inclusão das espécies em Lycopersicon (que possui anteras rimosas unidas) e Cyphomandra (também apresenta anteras poricidas), que são considerados clados dentro do gênero e não um gênero separado.  

 Uma das características mais marcantes deste gênero é o grande acúmulo de alcaloides e flavonoides, sendo as substâncias mais frequentes encontradas nas espécies de Solanum, destacando-se pelas suas grandes propriedades medicinais, tornando um verdadeiro benefício o consumo de vegetais deste gênero, uma vez que estes compostos químicos são responsáveis por efeitos biológicos tais como anestésicos, psicoestimulantes e antioxidantes. 

A literatura relata um perfil químico de Solanum com base na freqüência de flavonoides. Os padrões de oxidação dos flavonoides ajudam a entender a sistemática dos táxons na família.

Sinonímia[editar | editar código-fonte]

Espécies[editar | editar código-fonte]

Classificação do gênero[editar | editar código-fonte]

Sistema Classificação Referência
Linné Classe Pentandria, ordem Monogynia Species plantarum (1753)

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Bohs, L. (2001). A revision of Solanum section Cyphomandropsis (Solanaceae). Systematic Botany Monographs 61: pp1–85
  • Souza, Vinicius Castro. Botânica Sistemática 2ª edição. São Paulo: Plantarum, 2008.
  • Braz-Filho, Raimundo. Ocorrência de flavonas, flavonois e seus glicosídeos em espécies do gênero Solanum (SOLANACEAE). Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/qn/v26n4/16434.pdf>. Acesso em: 09 de junho de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre asterídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.