Songkran

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Songkran (em tailandês: สงกรานต์ Songkran, o sânscrito "passar ou mover-se para"), também chamado de Ano-Novo Tailandês começa oficialmente a ser celebrado no primeiro dia da quinta lua crescente e dura três dias, geralmente de 13 a 15 de abril.

A contagem dos anos também funciona de modo diferente no calendário tailandês. Nos países de calendário gregoriano, enquanto se estava no ano de 2008, os tailandeses celebravam o ano 2551, isto é, o calendário tailandês (que segue o calendário budista) está a 543 anos a frente do ocidental. Atualmente, enquanto que no Ocidente é o ano de 2020, na Tailândia é o ano de 2563.

A comemoração[editar | editar código-fonte]

O Songkran na prática, lembra as festas de réveillon ocidentais, em que se tem a idéia de deixar para trás o que não deu certo e renovar energias e esperanças para o novo ano. Esse também, é considerado o tempo de visitar a família, fazer faxina na casa, orar nos templos budistas. A tradição, pede além isso que se libertem pássaros engaiolados ou peixes em cativeiro.

 Tailândia[editar | editar código-fonte]

Na Tailândia, nos três dias do Songkran, as pessoas costumam vestir seus melhores trajes tomam as ruas para jogar água umas nas outras e observar os monges enquanto estes abençoam casas e imagens de Buda banhadas com águas e essências. o Songkran pode ter desde tributos aos mais velhos da família até a guerra de água com os elefantes. Há um preparação para a comemoração baseada na decoração dos elefantes que iram desfilar e fazer parte da celebração da guerra de água. A crença desse tipo de celebração está baseada no ritual do banho, lavando a alma das coisas ruins e começo de uma fase nova. A água é considerada pelo dai como simbolo de pureza religiosa e boa integração entre povos e etnias, fazendo com que, ao participar da comemoração, o ato de jogar água é sinal de desejo de prosperidade, harmonia, e sorte.

 Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, o Songkran ainda é muito pouco conhecido, mas a cada ano vem sendo mais festejado com incensos, flores, cardápios especiais e pequenos rituais nos restaurantes taliandeses paulistanos.

Fonte[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]