Sperandio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sperandio
Gênero Masculino
Derivados Sperindio, Spperindio, Sperandeo
Popularidade Baixa

O nome de família italiano Sperandio é classificado como tendo origem em um nome pessoal. De acordo com eruditos, “o mais antigo e disseminado tipo de sobrenome é o que deriva de um nome dado”. Tais nomes de família podem ser derivados de um primeiro nome de um parente, ou do nome de um avô, ou, de fato, de um ancestral remoto do portador original do sobrenome.

Com respeito ao nome de família Sperandio, sua origem reside no nome pessoal Sperandio, composto dos elementos “spera in dio” que, literalmente, significa “Espera em Deus”. Este nome pessoal, que representa a fé cristã, foi documentado primeiramente em inícios da Idade Média na forma latinizada Sperandeus.

Variantes do sobrenome Sperandio incluem Sperindio, Spperandio e Sperandeo. Uma das mais antigas referência a este sobrenome, ou a uma de suas variantes, é o registro de um Giovanni Sperandio, pintor e arquiteto mencionado em 1614. Pesquisas atuais, porém, podem provar que este nome já tenha sido documentado em data anterior à indicada acima.

Notáveis portadores do sobrenome Sperandio incluem: Bartolomeo Sperandio, um ator falecido em 1778.

Registros do século XIX da cidade de Basciano, Teramo, contém numerosas referências a este nome de família, entre os quais temos do casamento de Berardino Sperandio e Ana Cecília Trosini, celebrado em 30 de abril de 1812; e o de Gioanni Sperandio e Maddalena Pirocchi, ocorrido em 14 de dezembro de 1815. Também existe documentação do batismo de Giovanni Sperandio, filho de Innocenzo Sperandio e Concetta Di Nicola, registrado em 16 de março de 1835.

Contudo, não existem fontes para provar o dito acima, e é provável que em Peruggia, Itália seja o registro mais antigo, datando do século II a.C.

Ícone de esboço Este artigo sobre um prenome ou sobrenome é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.