Stéphane Mallat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Stéphane Mallat
Stéphane Mallat
Nascimento 24 de outubro de 1962 (61 anos)
Suresnes
Cidadania França
Alma mater
Ocupação matemático, professor universitário
Prêmios
Empregador(a) Universidade de Nova Iorque, Escola Normal Superior de Paris, Escola Politécnica, Instituto Courant de Ciências Matemáticas
Obras destacadas A Theory for Multiresolution Signal Decomposition: The Wavelet Representation, fast wavelet transform
Página oficial
http://www.di.ens.fr/~mallat/

Stéphane Georges Mallat (1962) é um engenheiro eletricista e matemático francês, que contribuiu com trabalhos fundamentais sobre transformação wavelet.

Mallat estudou na École polytechnique (conclusão em 1984) e na École nationale supérieure de Telecommunications (conclusão em 1985) em Paris. Em 1988 obteve um doutorado em engenharia elétrica na Universidade da Pensilvânia, orientado por Ruzena Bajcsy, com a tese Multiresoluton representations and wavelets. A partir de 1988 foi professor assistente no Instituto Courant de Ciências Matemáticas da Universidade de Nova Iorque, onde é atualmente Professor. É também professor da École Polytechnique.

Foi palestrante plenário do Congresso Internacional de Matemáticos em Berlim (1998: Applied Mathematics meets Signal Processing). Em 2017 foi eleito membro da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • A wavelet tour of signal processing: the sparse way, Academic Press, 1998, 3ª Edição 2009
  • A theory of multiresolution signal decomposition: the wavelet representation, IEEE transactions pattern recognition and machine intelligence, Vol. 11, 1989, p. 674
  • Multiresolution approximations and wavelet orthonormal basis of , Transactions AMS, Vol. 315, 1989, p. 69–87
  • Wavelets for a vision, Proc. IEEE, Vol. 84, 1996, p. 604

Ligações externas[editar | editar código-fonte]