St Andrew's Church (Roma)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Santo André
St Andrew's Church
St Andrew's Church (Roma)
A inconspícua fachada
Tipo
Religião Igreja da Escócia
Diocese Presbiterado da Europa
Ano de consagração 1885
Website Site oficial
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 54' 11" N 12° 29' 30" E

St Andrew's Church ou Igreja de Santo André é uma igreja da Igreja da Escócia em Roma, Itália, controlada pelo presbiterado da Europa. O ministro atual é o reverendo William B. McCulloch.

A congregação iniciou suas atividades no princípio da década de 1860 com um pequeno grupo de presbiterianos escoceses e americanos que se encontravam na vizinhança das Escadarias da Praça da Espanha (em italiano: Scalinata di Spagna). Um primeiro edifício foi inaugurado em 1871 perto da Porta Flamínia. O atual, a meio caminho entre a Piazza della Repubblica e o Palácio do Quirinal, foi inaugurado no início de 1885.

O alvará permitindo a construção só foi concedido sob a condição de que o edifício não se parecesse com uma igreja do lado de fora. Assim, sua arquitetura é similar à de vários ministérios italianos da época na mesma rua. O edifício está um pouco retraído a partir da rua, o que forma uma pequena praça à sua frente, e tem quatro andares. A igreja propriamente dita toma todo o andar térreo. Os andares superiores são escritórios, uma sacristia e uma amplo terraço com vista para a Cidade do Vaticano.

A arquitetura interior reflete a tradição presbiteriana primitiva, com um púlpito central e quase nenhuma decoração. Um memorial dedicado aos soldados escoceses mortos na Campanha da Itália ocupa uma posição de destaque.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre St Andrew's Church (Roma)
  • Pierluigi Lotti. 2000 (XXVI). «Alma Roma». Roma Sacra: 17° Itinerario (em italiano) (1-2)