Saltar para o conteúdo

St Andrew's Church (Roma)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Santo André
St Andrew's Church
St Andrew's Church (Roma)
A inconspícua fachada
Tipo igreja
Religião Igreja da Escócia
Diocese Presbiterado da Europa
Ano de consagração 1885
Página oficial Site oficial
Geografia
País Itália
Localização Perto das Escadarias da Praça da Espanha
Região Roma
Coordenadas 41° 54′ 11″ N, 12° 29′ 30″ L
Mapa
Localização em mapa dinâmico

St Andrew's Church ou Igreja de Santo André é uma igreja da Igreja da Escócia em Roma, Itália, controlada pelo presbiterado da Europa. O ministro atual é o reverendo William B. McCulloch.

A congregação iniciou suas atividades no princípio da década de 1860 com um pequeno grupo de presbiterianos escoceses e americanos que se encontravam na vizinhança das Escadarias da Praça da Espanha (em italiano: Scalinata di Spagna). Um primeiro edifício foi inaugurado em 1871 perto da Porta Flamínia. O atual, a meio caminho entre a Piazza della Repubblica e o Palácio do Quirinal, foi inaugurado no início de 1885.

O alvará permitindo a construção só foi concedido sob a condição de que o edifício não se parecesse com uma igreja do lado de fora. Assim, sua arquitetura é similar à de vários ministérios italianos da época na mesma rua. O edifício está um pouco retraído a partir da rua, o que forma uma pequena praça à sua frente, e tem quatro andares. A igreja propriamente dita toma todo o andar térreo. Os andares superiores são escritórios, uma sacristia e uma amplo terraço com vista para a Cidade do Vaticano.

A arquitetura interior reflete a tradição presbiteriana primitiva, com um púlpito central e quase nenhuma decoração. Um memorial dedicado aos soldados escoceses mortos na Campanha da Itália ocupa uma posição de destaque.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre St Andrew's Church (Roma)
  • Pierluigi Lotti. 2000 (XXVI). «Alma Roma». Roma Sacra: 17° Itinerario (em italiano) (1-2)