Steadicam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Steadicam e operador

A steadicam é um equipamento criado por Garrett Brown em 1975[1]. Consiste de um sistema em que a câmera é acoplada ao corpo do operador por meio de um colete no qual é instalado um braço dotado de molas, e serve para estabilizar as imagens produzidas, dando a impressão de que a câmara flutua. Os principais acessórios que garantem a estabilidade suave são o braço isoelástico, que liga o colete ao poste, onde ficam a câmara, bateria e monitor; e o Gimbal, um sistema de rolamentos que gira livremente e suavemente tanto para os lados, como para cima e para baixo. Sistema esse conhecido por eixos X, Y e Z. O Gimbal por si só já garante a estabilização da câmara, mas juntamente com o braço isoelástico, garante a perfeição do sistema de estabilização. A Steadicam tem como função básica isolar os movimentos do operador, de modo que esse movimento não seja transferido para a câmara, causando as inconvenientes tremidas. Em equipamentos de baixo custo, apenas o Steadicam com Gimbal é usado, sem braço e colete.

Embora Rocky, seja considerado um dos primeiros filmes a utilizar esta técnica de filmagem, o primeiro filme em que foi usado Steadicam foi Caminho da Glória em 1976, com posterior destaque para "O Iluminado" (The Shining) em 1980 por Stanley Kubrick onde a câmara fora posicionada na parte inferior da estrutura para obter planos ainda mais fascinantes.

Referências

  1. ZONE, Ray (3 de setembro de 2005). «Assistentes de Câmera Associados de São Paulo - Sr. Steadicam». Consultado em 1 de março de 2009. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Steadicam
Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.