Steeler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Steeler
Informação geral
Origem Nashville, Tennessee
País  Estados Unidos
Gênero(s) Heavy metal
Glam metal
Período em atividade 19811984
Gravadora(s) Shrapnel Records
Afiliação(ões) Keel
Alcatrazz
W.A.S.P.
Stryper
Die Happy
Integrantes Greg Chaisson
Bobby Marks
Mitch Perry
Ron Keel
Ex-integrantes Yngwie Malmsteen
Michael Dunigan
Bobby Eva
Tim Morrison
Mark Edwards
Rik Fox
Kurt James

O Steeler foi uma banda de heavy metal formado em 1980 em Nashville, Tennessee, e, em seguida, transferida para Los Angeles. Existe diferentes personalidades conhecidas como o frontman Ron Keel, que mais tarde fundou o Keel. O guitarrista virtuoso Yngwie Malmsteen estreia neste período, e depois teve uma carreira próspera, em primeiro lugar com Alcatrazz, e depois na carreira solo.

História[editar | editar código-fonte]

O Steeler foi formado em Nashville, Tennessee, no início dos anos 1980 por: Ron Keel nos vocais e guitarra, Michael Dunigan na guitarra, Robert Eva na bateria e Tim Morrison no baixo.

Em 1982, o grupo lançou seu primeiro single, "Cold Day In Hell", ainda com Bobby Eva na bateria. Pouco tempo depois, ele foi substituído pelo baterista Mark Edwards.

Logo, Morrison e Dunigan também saíram da banda, sendo substituídos, respectivamente, por Rik Fox e por Yngwie Malmsteen, então com 18 anos de idade. Com esta nova formação, o Steeler lançou seu primeiro álbum, Steeler (de 1983), que alcançou um sucesso comercial moderado e é considerado "inovador", uma vez que grande parte dos temas, estilo e estrutura da música iriam ser copiados ao longo dos anos 1980.

Em 1984, Malmsteen, Fox e Edwards foram substituídos, respectivamente, por Kurt James, Greg Chaisson e Marks Bobby. Kurt ficou pouco tempo na banda, e foi substituído por outro grande guitarrista, Axell Rudy Pell, que ficou até 88 e lançou os outros 03 álbuns com a banda. Devido à constante mudança de membros da banda, o Steeler nunca conseguiu um grande contrato com uma grande gravadora, e Ron Keel decidiu sair da banda e iniciar um novo projeto, que teve seu sucesso comercial nos anos 80.

Formação[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de Estúdio[editar | editar código-fonte]

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

  • 1982 - "Cold Day in Hell"
  • 1986 - "Night After Night"
  • 1988 - "Undercover Animal"