Suffocation

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Suffocation
Suffocation January 2010 pic1.jpg
Suffocation ao vivo em 2010
Informação geral
Origem Nova Iorque, Nova Iorque
País  Estados Unidos
Gênero(s) Death metal técnico
Brutal death metal
Período em atividade 1988-1998, 2002-hoje
Gravadora(s) Nuclear Blast, Relapse, Roadrunner
Integrantes Frank Mullen
Terrance Hobbs
Derek Boyer
Charlie Errigo
Eric MorottiFrank

Suffocation é uma banda de death metal dos Estados Unidos da América, formada em 1988.

História[editar | editar código-fonte]

Depois de formada em 1990, já lançando sua demo Reincremation, que despertou o interesse de várias gravadoras para gravar seu próximo álbum. A Relapse Records assinou um contrato com a banda que gravou o EP Human Waste sendo o primeiro CD gravado pela Relapse. Logo assim Human Waste serviu como uma base para a gravação do então clássico Effigy of the Forgotten porque de nove músicas do álbum, cinco são regravações. O seguinte álbum, Breeding the Spawn não agradou muito os fãs apesar da expansão dos vocais de Frank Mullen, e a arte muito bem elaborada, a qualidade sonora não e a das melhores pois sua gravadora se recusou a pagar o orçamento porque estava passando por uma crise financeira.

Em 1995 a Roadrunner Records assinou contrato com a banda para a gravação do aclamado Pierced From Within que rendeu uma longa turnê. Depois dessa excursão de 3 anos, a banda assinou contrato com a Vulture Records para a gravação do EP Despise the Sun que ficou conhecido como o álbum mais pesado da história. Depois de uma bem sucedida turnê, problemas haviam acontecido, os quais acarretaram o fim temporário da banda. Em 2003 a banda se reuniu e no ano seguinte gravou a single "Surgery of Impalement" com 3 músicas.Duas das músicas foram apresentadas no álbum seguinte Souls to Deny, que marcou o retorno de Suffocation como uma das melhores bandas de death metal. Um clipe foi feito para "Surgery of Impalement". Durante a turnê de Souls to Deny, foi gravado um álbum ao vivo chamado The Close of a Chapter, cujo nome diz que a banda retornava para ficar. Logo depois foi gravado um single chamado "Abomination Reborn" que fez parte do álbum de 2006 simplesmente intitulado Suffocation.

Depois de assinar com a Nuclear Blast, a banda lança o seu sexto disco Blood Oath. O baterista de longa data Mike Smith deixou o grupo novamente em 2012[1], sendo substituído por Dave Culross, que já havia gravado Despise the Sun.

O último álbum do grupo, Pinnacle of Bedlam, foi lançado em 15 de Fevereiro de 2013.[2][3]

Desde o lançamento do Pinnacle de Bedlam em 2013, vocalista Frank Mullen se aposentou das turnês em tempo integral, devido a seu novo emprego, porém, ela ainda continua sendo vocalista oficial do grupo. Desde então, ele foi substituído por vários vocalistas para as turnês da banda ao vivo, incluindo Bill Robinson, John Gallagher e o atualmente Ricky Myers.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
EPs
Outros lançamentos

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Mike Smith Leaves Suffocation...Again». Examiner.com. Consultado em 12/12/12. 
  2. «Suffocation Reveal Release Date and Album Art for ‘Pinnacle of Bedlam’». loudwire.com. Consultado em 12/12/12. 
  3. «SUFFOCATION To Release New Album In 2013». americanaftermath.net. Consultado em 12/12/12. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]