Mezzogiorno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sul da Itália)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2010). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
As regiões do Mezzogiorno.

O termo Mezzogiorno (literalmente meio-dia em italiano) indica, para fins sociais, econômicos e políticos, o sul da Itália e a Itália insular.

Historicamente, o Mezzogiorno compreende o território do antigo Reino das Duas Sicílias (regiões de Abruzzo, Molise, Puglia, Campânia, Basilicata, Calábria, Sicília), mais uma parte do Lácio (zona de Gaeta).[1][2][3] No uso comum, também a Sardenha, por suas características econômicas e geográficas, é assimilada às demais regiões meridionais, embora, em termos culturais e linguísticos, tenha uma história particular.

O desenvolvimento desta macrorregião italiana está sendo estudado por instituições especializadas como Svimez[4], com sede em Roma, e a Associação de Estudos e Pesquisas para o Sul da Itália[5], com sede em Nápoles.

A questão de se a ilha da Sardenha pertence à macrorregião é controversa, em virtude da sua posição geográfica, da sua história peculiar, da sua especificidade linguística e cultural, bem como de várias diferenças socioeconômicas em relação às outras regiões consideradas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. «Statistiche demografiche ISTAT» (em italiano). Dato istat 
  2. «Popolazione residente al 31 dicembre 2010» (em italiano). Dato istat 
  3. «Istituto Nazionale di Statistica» 🔗 (em italiano). Statistiche I.Stat 
  4. «Sito Svimez» 
  5. «Sito SRM»