Sunset Boulevard (avenida)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sunset Boulevard vista do céu em frente ao Sunset Tower.
Sunset Blvd. no Portão Oeste de Bel Air
Sunset Boulevard na altura de Beverly Hills.

Sunset Boulevard é um boulevard na parte central e ocidental do Condado de Los Angeles, Califórnia , que se estende da Figueroa Street, no Centro de Los Angeles até a Pacific Coast Highway, no Oceano Pacífico.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Medindo cerca de 22 milhas (35 km) de comprimento,[1] a avenida traça aproxiadamente o arco de montanhas que formam o limite norte da Bacia de Los Angeles, seguindo o caminho de uma trilha de grado da década de 1780 que parte do Pueblo de Los Angeles rumo ao oceano.[2]

Do Centro de Los Angeles, o boulevard se dirige a noroeste, para Hollywood, através do qual ela viaja para oeste, por vários quilômetros antes de fazer una curva a sudoeste em direção ao oceano. Ele passa através ou perto de Echo Park, Silver Lake, Los Feliz, em Hollywood, West Hollywood, Beverly Hills, e Holmby Hills. Em Bel-Air, a Sunset Boulevard corre ao longo da fronteira norte do campus Westwood da UCLA A avenida continua através de Brentwood a Pacific Palisades, terminando no ponto de intersecção da Pacific Coast Highway.

A avenida tem trechos de curvas sinuosas e pode ser traiçoeira para motoristas incautos em algumas seções. A Sunset Boulevard possui pelo menos quatro faixas de largura ao longo de todo o percurso. A Sunset fica freqüentemente congestionada com fluxo de tráfego além de sua capacidade designada.

A Sunset Boulevard historicamente se estendia mais a leste do que agora, começando na Alameda Street, perto da Union Station e ao lado da Olvera Street, na seção histórica do centro da cidade. A porção do Sunset Boulevard a leste da Rua Figueroa foi rebatizada de Cesar Chavez Avenue[1] em 1994, juntamente com Macy Street e Brooklyn Avenue, em homenagem ao falecido líder sindical mexicano-americano e ativista dos direitos civis.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1877, Horace H. Wilcox, um dos primeiros proprietários de imóveis do "leste dos EUA", decidiu subdividir seus 20 acre(s)s (8 ha) de terrenos (principalmente pomares e vinhedos) ao longo da Sunset Boulevard, incluindo o que hoje é Hollywood e Vine..[3]

Em 1890, o diplomata Belga Victor Ponet comprou 240 acre(s)s (97 ha) de concessão de terras do antigo Rancho La Brea.[4] o Seu genro, Francis S. Montgomery, herdou a propriedade e criou a Sunset Plaza.[5]

De acordo com um artigo de 1901 no Los Angeles Herald, o Sunset só se estendia de Hollywood no oeste até a Marion Avenue no distrito de Echo Park no leste..[6]A Junta de Obras Públicas propôs estender a avenida a leste até a Main Street na Plaza, passando a estrada pela seção existente da Bellevue Avenue.[7] mas o plano foi adiado até aproximadamente 1904,[8][9] devido à oposição dos proprietários de terras atingidos[10] De acordo com o 1910[11] Baist Real Estate Survey Atlas,a Sunset Boulevard alcançava o Plaza naquele tempo mas somente por dois segmentos curtos e estreitos que não estavam alinhados entre si e, portanto, não lhe proporcionavam uma via adequada. No final de 1912, várias propriedades ao longo da rota foram condenadas para que a avenida pudesse ser alterada tanto em largura como em alinhamento.[12][13] Com essas mudanças concluídas, a Sunset Boulevard agora alcançava a North Main Street e continuava como Marchessault ao longo do extremo norte da Plaza. Esta seção, marcada e assinada como Marchessault Street ou East Sunset Boulevard, permaneceu aberta ao tráfego até o final dos anos 1960 ou início dos anos 1970.[14] Naquela época a Sunset foi realinhada uma quadra para norte e Marchessault fechada para veículos automotores.

Em 1921, uma expansão da avenida para o oeste começou, estendendo-se a estrada do atual terminal na Sullivan Canyon através de Santa Monica até a costa. Esta terra, uma parte do terreno original de 1838 de Francisco Marquez, estendes-se por muma mesa e ficou conhecida como a "Riviera section". Will Rogers, que comprara boa parte desta terra como um investimento, mais tarde doou-a ao Estado da Califórnia, para a criação do Will Rogers State Historic Park.[15] por volta de 1931, a Sunset foi uma estrada asfaltada de Horn Avenue a Havenhurst Avenue.[16]

Aspectos culturais[editar | editar código-fonte]

O trecho chamado de Sunset Strip da Sunset Boulevard em West Hollywood tem sido famoso pela sua ativa vida noturna, pelo menos desde a década de 1950.[17]

Na década de 1970, a área entre Gardner Street e Western Avenue era um centro de prostituição de rua.[18] Pouco depois deum incidente bem divulgado em junho de 1995 , policiais expulsaram a maior parte das prostitutas na Avenida.

Parte da Sunset Boulevard, em Hollywood, também é às vezes chamada de "Guitar Row" devido ao grande número de lojas de guitarra e empresas relacionadas à indústria musical,[19] incluindo os estúdios de gravação Sunset Sound Studios e United Western Recorders.

A avenida é comemorada no filme Sunset Boulevard de 1950, de Billy Wilder, no musical de mesmo nome de Andrew Lloyd Webber, e na série de televisão dos anos 50, 77 Sunset Strip. A canção "Dead Man's Curve", de Jan e Dean, de 1960, refere-se a uma seção da estrada perto de Bel Air, ao norte do Estádio Drake da UCLA, onde Jan Berry quase morreu em um acidente de carro em 1966.[20]A canção "For What It Worth", do Buffalo Springfield, foi escrita sobre um tumulto no Pandora's Box, um clube do Sunset Strip, em 1966.[21]

As linhas Metro Local 2, 302 e 602 operam na Sunset Boulevard, com as duas primeiras percorrendo a maior parte da Sunset Boulevard entre o centro de Los Angeles e a UCLA, e a segunda da UCLA a oeste. A Linha Vermelha do Metrô opera uma estação de metrô na Avenida Vermont.

Em 4334 W. Sunset Boulevard encontra-se a parede destacada na capa do álbum de 2000 do falecido cantor e compositor Elliott Smith. Figure 8. Desde a morte de Smith em 2003, o muro se tornou um memorial para o artista; fãs deixaram muitas mensagens pessoais ao longo dos anos.

Pontos de interesse (passado e presente)[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Feiler, Bruce (21 September 2010). America's Prophet: How the Story of Moses Shaped America. [S.l.: s.n.] ISBN 978-0-06-172627-9  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. «For Sunset, a new dawn» 
  3. Kennelley 1981, p. 69.
  4. Kennelley 1981, p. 165.
  5. McGroarty, John Steven (1921). Los Angeles from the Mountains to the Sea: With Selected Biography of Actors and Witnesses to the Period of Growth and Achievement, Volume 3. [S.l.: s.n.] OCLC 920607532 
  6. «Board Acts With Favor: Sunset Boulevard May Be Extended: Proposed Improvement Will Cost Hundred Thousand Dollars: Estimates Are Presented to Board of Public Works by Fred Eaton and That Body Grants Petition, for Its Extension—Cost of Widening Bellevue Avenue to a Point Near Plaza». 28 – via California Digital Newspaper Collection 
  7. «Sunset Boulevard May Reach Plaza: City Councilmen Encourage The Extensive Project. Committee of Business Men Secures Favorable Action from the Board of Public Works.». (pede subscrição (ajuda)) 
  8. «New Boulevard Is Completed: Suburban Residents Will Celebrate Saturday». 31 – via California Digital Newspaper Collection 
  9. «Los Angeles And Hollywood Unite In Opening Of Sunset Boulevard». 31 – via California Digital Newspaper Collection 
  10. «Protest Against Improvement». 29 – via California Digital Newspaper Collection 
  11. (Mapa)  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  12. «Old-day Buildings to Go for Street.». (pede subscrição (ajuda)) 
  13. (Mapa)  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  14. More research is needed to pin down the year
  15. Kennelley 1981, p. 219-221.
  16. Kennelley 1981, p. 182.
  17. Starr, Kevin (14 February 2006). Coast of Dreams. [S.l.: s.n.] ISBN 978-0-679-74072-8  Verifique data em: |data= (ajuda)
  18. Ditmore, Melissa Hope (30 August 2006). Encyclopedia of Prostitution and Sex Work. [S.l.: s.n.] ISBN 978-0-313-32968-5  Verifique data em: |data= (ajuda)
  19. Green, Frank W. M. (5 March 2008). D'Angelico, Master Guitar Builder: What's in a Name?. [S.l.: s.n.] ISBN 978-1-57424-217-1  Verifique data em: |data= (ajuda)
  20. Warshaw, Matt (1 September 2010). The History of Surfing. [S.l.: s.n.] ISBN 978-0-8118-5600-3  Verifique data em: |data= (ajuda)
  21. «Closing of club ignited the 'Sunset Strip riots'» 

Referências[editar | editar código-fonte]