Tópico em Ajuda:Contato/Fale com a Wikipédia

Resumo por Jo Lorib

longa digressão sobre o sanduíche/a sanduíche. Sem fontes é só pesquisa inédita, ver WP:NPI

Teuto-brasileiro (discussãocontribs)

Classificação morfossintáctica do epíteto “FRANCESINHA” (titulo do artigo na WIKI)

O epíteto “francesinha” gramaticalmente é um adjectivo diminutivo feminino formado a partir do grau normal do adjectivo “francês” que forma o seu género feminino com a forma “francesa”, e desse modo o grau superlativo absoluto analítico, “francesinha”, que significa “muito francesa”. Esta forma superlativa equivale ao grau superlativo absoluto sintético do mesmo adjectivo “francesa” que tem a forma “francesíssima” [https://www.normaculta.com.br/grau-do-adjetivo/].

A partir dos anos que se seguiram ao fim da Primeira Guerra Mundial até mais ou menos os anos 2005-2010, o epíteto “francesinha” esteve sempre ligado ao nome sanduíche mista quente em virtude da origem francesa do seu paradigma que é a sanduíche francesa croque-monsieur". No período que vai de 2005 a 2010, por razões meramente mercantilistas e com muita má fé, alguns restaurantes em Portugal que até então serviam a sanduíche francesinha dita “especial” por causa do molho picante", decidiram eliminar a palavra sanduíche e não utilizar a qualificação “especial” indicativa do molho e assim apropriar-se do epíteto como se este fosse uma sua criação. A receita do molho picante é um segredo muito bem guardado de quem faz a sanduíche francesinha, de aí que se recorra ao termo “especial” exactamente por causa desse molho. Apesar dessa apropriação desonesta para levar ao engano os consumidores da sanduíche francesinha sem molho picante que continua a ser servida em muitos cafés e snackbares não só da cidade do Porto, bem como de todo o País. E mais a sanduíche francesinha que corresponde à sanduíche francesa “croque-madame” nunca foi designada “francesinha especial”, mas apenas sanduíche francesinha com ovo estrelado a cavalo.

Quem não respeita esta nomenclatura denota falta de profissionalismo ao designá-la também “francesinha especial”, dado que a expressão “especial” ligada à sanduíche francesinha durante mais de 60 anos indicou sempre o molho picante.

Os artigos enciclopédicos não podem reflectir os passos de pessoas sem escrúpulos ou ineptos do ponto de vista profissional, mas sim o sentido da cultura que é a história do epíteto francesinha. O artigo FRANCESINHA por isso deve ser corrigido apresentando numa secção a história completa do epíteto "francesinha"..

@Teuto-brasileiro