Tópico em Ajuda:Contato/Fale com a Wikipédia

Resumo por Victor Lopes

Editor agradeceu as orientações.

Newgeowiki (discussãocontribs)

Olá pessoal da Wiki. Boa tarde! Eu gostaria de tirar uma dúvida. Realizei a escrita de um artigo de uma empresa que foi parar na Eliminação Imediata. Utilizei o máximo da linguagem enciclopédica e citei fontes de referência, inclusive fontes do próprio Governo Federal. A Usuária:79a classificou como "panfletagem e propaganda". O que me deixa na dúvida de produzir o conteúdo é a seguinte: por que existem empresas "grandes" e de "capital aberto na bolsa de valores" que possuem tais artigos aqui na Wiki, inclusive de algumas empresas que tem seções sobre "Ações de Marketing" da empresa e não são barrados? Mas se, essas ações de Marketing dessas "big empresas" são classificadas e passadas pela moderação? Por que não consegui colocar o meu artigo informativo aqui na Wiki?

Eu acho que a Wikipédia é uma bolha completamente segregacionista do ponto de vista de análise da própria moderação que analisa essas conteúdos. Pra se ter uma ideia, eu fui tão longe nessas pesquisas, que vi algumas empresas que oferecem serviços para publicar artigos empresariais na Wikipedia e ganham com isso. Além da Wikipédia ser uma comunidade completamente antidemocrática, os moderadores que banem alguns artigos, não dão nenhum respaldo além de: deboche e ignorância. Acho que essa Wiki deveria ser uma comunidade para partilhar o conhecimento.


"Ai mas a empresa não é conhecida"

"Ai mas a pessoa não é notória"


Não é conhecida e notória na sua bolha, mas nas outras bolhas, as pessoas conhecem. E aí o que vocês me dizem? Por que existem empresas que colocam seus artigos dentro da Wiki (inclusive com propagandas) e os lindos e cristais sensatos moderadores deixam passar?

Victor Lopes (discussãocontribs)

Dando uma boa limpada no artigo até daria pra mantê-lo, nem que fosse como esboço. Qualquer coisa você pode pedir um restauro aqui e argumentar que nem todo o artigo estava comprometido e que daria para salvar alguma coisa. Vai que.

Não temos "moderadores", as regras são decididas e aplicadas pela comunidade, embora só alguns editores possam executar certas ações como eliminar um artigo (mas pedir a eliminação, por exemplo, é algo aberto a qualquer um).

Quanto à Wikipédia ser antidemocrática, bom, ela nunca se promoveu como uma democracia, pra começar.

Artigos não podem ser "banidos", podem no máximo ser eliminados. Um artigo é eliminado porque o tema do mesmo não foi apresentado de maneira satisfatória. O tema em si não pode ser proibido, basta ele ser apresentado dentro dos critérios de inclusão. Se isso não for possível, não é porque o assunto foi banido, e sim porque provavelmente ele não tem valor enciclopédico.

"Por que existem empresas que colocam seus artigos dentro da Wiki (inclusive com propagandas) (...)"

Porque temos mais de um milhão de artigos e uma comunidade numericamente pequena (embora muito dedicada) para ajudar a cuidar de todos eles. Se você encontrou algum artigo promocional, você pode ajudar marcando-o para manutenção ou até mesmo para eliminação, caso não tenha nada lá que dê para salvar. É um problema a ser eliminado, não multiplicado.

Por fim, cuidado com termos como "lindos e cristais sensatos", embora eles tenham sido atribuídos a um estatuto ("moderadores") que não existe aqui.

Newgeowiki (discussãocontribs)

Obrigado pelos esclarecimentos Victor. Tenho uma dúvida. Se um artigo é eliminado imediatamente, posso escrever novamente para procurar atender as regras da Wiki?

Victor Lopes (discussãocontribs)

Claro, apenas tome cuidado para sanar os problemas apontados na primeira eliminação. Se um mesmo artigo for eliminado várias vezes, ele pode ser protegido contra recriação, isto é, somente editores com certos estatutos poderiam recriá-lo.

Na dúvida, você pode desenvolvê-lo em sua página de testes pessoal (só clicar em "Testes" no menu superior quando estiver logado) e pedir que as pessoas envolvidas na eliminação deem uma olhada.

Newgeowiki (discussãocontribs)

Agradeço os apontamentos prestados Victor. Tenha uma boa semana!