Tako

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tako
Informação geral
Origem Belgrado, Sérvia
País  Sérvia
Gênero(s) Rock progressivo, rock sinfônico, jazz rock
Período em atividade 19741981
Gravadora(s) ZKP RTLJ, PGP-RTB, Kalemegdan Disk, Rock Symphony
Afiliação(ões) Džentlmeni, Opus, YU grupa, Pop Mašina, S Vremena Na Vreme
Ex-integrantes Dušan Ćućuz
Đorđe Ilijin
Sava Bojić
Milan Lolić
Miroslav Dukić
Slobodan Felekatović
Página oficial MySpace oficial

Tako foi uma banda sérvia de rock progressivo fundada em 1974 na cidade de Belgrado.

História[editar | editar código-fonte]

O Tako foi formado em 1974 por Dušan "Dule" Ćućuz (baixo e vocais), Ilijin Đorđe (teclados, harmônica, flauta, harpa e vocais), Bojic Sava (guitarra e vocais) e Milan "Mića Žorž" Lolić (bateria). Anteriormente, Dušan Ćućuz foi um membro da Džentlmeni e Plameni 6, um dos membros originais do Opus e na primeira metade dos anos 1970 trabalhou como engenheiro de som do YU grupa. Sava Bojić foi um dos membros originais do Pop Mašina e Đorđe Ilijin trabalhou como professor de música e muitas vezes apareceu como músico convidado em gravações de álbuns de outras bandas. Em 1975 gravaram a sua primeira demo tape, registrando as canções "Čujem svoje misli", "Daždevnjak", "Lena" e "Čudan grad", nos estúdios da Rádio Belgrado.

Em 1977 o guitarrista e vocalista Miroslav Dukić e o baterista Slobodan Felekatović substituíram Bojić e Lolić[1] e a banda participou do show do Bijelo Dugme em Hajdučka česma. Em novembro de 1977, o Tako e a banda de rock progressivo acústico S Vremena Na Vreme organizaram um concerto em som quadrifônico no Centro da Juventude de Belgrado. A banda também fez uma aparição de sucesso no Boom Festival de Novi Sad de 1978. Depois que eles foram recusados como "não-comerciais" por várias grandes gravadoras, eles assinaram com a ZKP RTLJ após a sua apresentação no Festival da Juventude em Subotica. A banda lançou seu álbum de estreia auto-intitulado em 1978. O álbum incluiu canções de rock sinfônico com elementos de jazz. A canção "Lena" apresentava o membro do S Vremena Na Vreme, Asim Sarvan, nos vocais. A canção "Minijatura" foi um tributo à banda Jethro Tull. A banda promoveu o álbum com um concerto gratuito realizado em Kalemegdan. Após mais um concerto em som quadrifônico organizado com o S Vremena Na Vreme no Centro da Juventude de Belgrado, o Tako entrou em hiato em 1979, pois Ilijin desenvolveu artrite e Miroslav Dukic deixou a banda.

Um ano depois a banda retomou atividade. Seu segundo álbum, U vreći za spavanje, foi lançado em setembro de 1980. Cada canção do álbum foi produzida pelo seu respectivo compositor. A banda saiu em turnê, porém, devido à saída de Slobodan Felekatović, que deixou a banda devido a obrigações militares, e devido à grande popularidade das bandas de new wave, o Tako dissolveu-se. Eles fizeram seu show de despedida na Faculdade de Filosofia da Universidade de Belgrado no início de 1981.

Pós-banda[editar | editar código-fonte]

Após a dissolução, Dukic tornou-se um músico de estúdio, enquanto que Ćućuz trabalhou como engenheiro de som. Ilijin se dedicou ao ensino da música e à arqueologia, mas ele também produziu álbuns de várias bandas. Em 1983 ele lançou o álbum solo Zabranjeno prisluškivanje (que tem uma sonoridade próxima à dos álbuns do Tako)[2] em que ele cantou e tocou todos os instrumentos exceto bateria (que foi tocada por Vladimir "Furda" Furduj, um ex-integrante das bandas Elipse, Siluete e Korni Grupa).

Em 1993, a Kalemegdan Disk reeditou os dois álbuns do Tako em vinil. Ambos os álbuns apresentavam novas e luxuosas capas desenhadas por Moma Rajin. A reedição do álbum Tako contava com "Put na jug" como faixa bônus, e a reedição do álbum U vreći za spavanje contava com "Izgubljeno ništa" e "Horde mira" como faixas bônus. Todas essas canções foram gravadas durante o período de 1975-1981, mas permaneceram inéditas. Em 1996, a gravadora brasileira Rock Symphony relançou ambos os álbuns em CD.

Músicos[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Tako (1978)
  • U vreći za spavanje (1980)

Referências

  1. allmusic. Tako: Biography. Acesso: 06/04/11.
  2. Asbjørnsen, Dag Erik (2000). Scented Gardens Of The Mind. Tako. ISBN 1-899855-12-2. Acesso: 06/04/11.

Fonte[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]