Taxa de mortalidade: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 5: Linha 5:
A taxa de mortalidade pode ser tida como um forte [[indicador social]], já que, quanto piores as condições de vida, maior a taxa de mortalidade e menor a [[esperança de vida]]. No entanto, pode ser fortemente afetada pela [[longevidade]] da população, perdendo a sensibilidade para acompanhamento [[demografia|demográfico]].
A taxa de mortalidade pode ser tida como um forte [[indicador social]], já que, quanto piores as condições de vida, maior a taxa de mortalidade e menor a [[esperança de vida]]. No entanto, pode ser fortemente afetada pela [[longevidade]] da população, perdendo a sensibilidade para acompanhamento [[demografia|demográfico]].


Outros [[indicador de saúde|indicadores de saúde]], como a [[taxa de mortalidade infantil]], são mais significativos, pois têm forte correlação com as condições de vida em geral.
Outros [[indicador de saúde|indicadores bunbycftr5vbgvt6fvgy67hjugfrt4f5gujhe saúde]], como a [[taxa de mortalidade infantil]], são mais significativos, pois têm forte correlação com as condições de vida em geral.


==Taxa de mortalidade perinatal==
==Taxa de mortalidade perinatal==

Revisão das 10h45min de 25 de fevereiro de 2011

A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos registados, em média por mil habitantes, numa dada região num período de tempo.

A taxa de mortalidade pode ser tida como um forte indicador social, já que, quanto piores as condições de vida, maior a taxa de mortalidade e menor a esperança de vida. No entanto, pode ser fortemente afetada pela longevidade da população, perdendo a sensibilidade para acompanhamento demográfico.

Outros indicadores bunbycftr5vbgvt6fvgy67hjugfrt4f5gujhe saúde, como a taxa de mortalidade infantil, são mais significativos, pois têm forte correlação com as condições de vida em geral.

Taxa de mortalidade perinatal

Taxa de mortalidade perinatal é convencionalmente contabilizada como o número de mortes fetais de 28 ou mais semanas de gestação e óbitos de nascidos vivos com menos de sete dias de idade, observado num dado período de tempo, normalmente, um ano civil, referido ao número de nados-vivos.

Taxa de abortos

É o número anual de abortos estimado por 1000 mulheres na idade reprodutiva.

Taxa de mortalidade neonatal

A taxa de mortalidade neonatal é o número de óbitos de crianças com menos de 28 dias de idade, observado durante um determinado período de tempo - normalmente, 1 ano civil -, referido ao número de nados vivos do mesmo período.

Para facilitar a comparabilidade dos dados dos diferentes países esta taxa é habitualmente expressa em número de óbitos de crianças com menos de 28 dias de idade por 1000 nados vivos.

Esse coeficiente pode ser divididos em dois componentes: a mortalidade neonatal precoce tendo como numerador os óbitos de crianças menores que 7 dias ou de 0 a 6 dias e a mortalidade neonatal tardia tendo como numerador os óbitos de crianças entre 7 e 27 dias.

Segundo Laurenti et al mortalidade neonatal (0-28 dias) são, na quase totalidade, devidas às chamadas causas perinatais e às anomalias congênitas. São portanto relacionadas a problemas de gestação, de parto, fatores maternos vários e problemas congênitos e genéticos. Constituem o que tem sido chamados de causas endógenas em oposição às causas exógenas ou relacionadas à fatores ambientais tais como doenças infecciosas e desnutrição, os fatores presumivelmente determinantes e condicionantes da mortaliade infantil tardia (28 a menos de 1 ano)

Ver também

Bibliografia

Laurenti, Ruy et al. Estatísticas de saúde. SP, EPU, 1985

Ligações externas