Theatro Carlos Gomes (Vitória)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fachada do Theatro Carlos Gomes

O Theatro Carlos Gomes[1] é um teatro localizado na Praça Costa Pereira, no centro da cidade de Vitória, no estado do Espírito Santo, no Brasil. Foi inaugurado em 5 de janeiro de 1927. Foi inspirado no Teatro Scala, de Milão, e projetado pelo arquiteto italiano André Carloni. Apresenta uma mistura de estilos em que predomina o neoclássico. A pintura atual do teto é de Homero Massena.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Theatro Carlos Gomes foi edificado numa época em que Vitória passava por importantes transformações urbanas. Em 1923, o único teatro da cidade, o Melpômen, que sofrera um princípio de incêndio, tinha sido demolido para a abertura da Rua Sete de Setembro e alargamento da Praça da Independência – atual Praça Costa Pereira. Por utilizar a área do antigo teatro para ampliação da praça, a administração estadual assumiu o compromisso com o Município de erguer um novo teatro. O projeto do Theatro Carlos Gomes é do arquiteto André Carloni, que adotou um estilo arquitetônico eclético. A construção utilizou recursos privados e aproveitou as colunas de ferro fundido do antigo Melpômene, que servem até hoje como sustentação dos balcões e galerias. A obra foi inaugurada em janeiro de 1927. Pouco tempo depois, o teatro foi comprado pelo Governo estadual, que passou a administrá-lo. Com a crise do café, em 1929, foi arrendado a uma firma particular e passou a funcionar também como cinema.

Em 1970, retomado pelo Estado, passa por uma ampla restauração, recuperando sua importância no cenário cultural de Vitória. Em 1983 foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.

O teatro se mantem fechado desde fevereiro de 2017.[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]