Teatro Viriato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Teatro Viriato
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
sem protecção legal (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

O Teatro Viriato, ou Antigo Teatro Boa União, é uma casa de espetáculos na cidade de Viseu.[1]

Assumindo-se como um espaço de descoberta, discussão, aprendizagem e convívio, o Teatro Viriato tem como missão fomentar a participação da população da cidade de Viseu na atualidade artística. O Teatro Viriato pretende ainda aproximar Viseu de outras cidades e de outros povos, através da arte que vive e desenvolve ou edifica a nossa dimensão humana.[2]

Desde 1999, o Teatro Viriato é gerido e programado pelo Centro de Artes do Espetáculo de Viseu, Associação Cultural e Pedagógica. Em 10 de março de 2010, por ocasião do Dia Mundial do Teatro, o CAEV foi reconhecido como Instituição de Utilidade Pública.[3]

A programação regular do Teatro Viriato pode ser consultada no seu site, ou nas redes sociais (Facebook, Instagram).

História[editar | editar código-fonte]

Inaugurado nos finais do século XIX com o nome de Theatro Boa União, encerra as portas, como Teatro Viriato, no ano de 1960. Depois de sucessivas tentativas de recuperação, o Teatro Viriato reabre ao público após 38 anos de inatividade.



Partindo de um projeto da Companhia Paulo Ribeiro, assumido e apoiado pela Câmara Municipal de Viseu e pelo Ministério da Cultura, a reanimação desta sala de espetáculos aconteceu no dia 29 de janeiro de 1999, com a apresentação do espetáculo “Raízes Rurais, Paixões Urbanas”, de Ricardo Pais, especialmente remontado para esta ocasião.

Ao longo da sua história, o Teatro Viriato teve como diretores: Paulo Ribeiro (1999 – a 2003 e de 2005 a 2016), Miguel Honrado (2003 – 2005), Paula Garcia (2016 a 2020). Em março de 2020, Patrícia Portela é nomeada pelo CAEV como a nova Diretora Artística do Teatro Viriato.

Teatro Viriato

Companhia Paulo Ribeiro (CPR)[editar | editar código-fonte]

O Teatro Viriato acolhe desde o primeiro momento, em residência permanente, a Companhia Paulo Ribeiro (CPR), com quem mantém uma Parceria Estratégica. A CPR, para além da sua atividade de criação e itinerância de espetáculos, tem também realizado um importante trabalho pedagógico na área da Dança.

Teatro Viriato
Localização Largo Mouzinho de Albuquerque, Viseu
Tipo Teatro municipal
Inauguração 1999
Capacidade 130 pessoas (respeitando as recomendações da DGS)
Website www.teatroviriato.com
Teatro Viriato em 2020

Condecoração[editar | editar código-fonte]

A 19 de setembro de 2019, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou o Teatro Viriato com o Título de Membro Honorário da Ordem do Mérito, a propósito das celebrações dos 20 anos de existência do Teatro Viriato.

Referências

  1. Ficha na base de dados SIPA/DGPC
  2. «| TEATRO VIRIATO |». Teatro Viriato. Consultado em 13 de junho de 2023 
  3. Despacho nº 4213/2010, de 26 de fevereiro, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 48.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Teatro Viriato

Ligações externas[editar | editar código-fonte]