Tenma Shibuya

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tenma Shibuya
Tenma Shibuya
Tenma Shibuya 2015
Nascimento 13 de janeiro de 1969 (55 anos)
Japão
Nacionalidade japonesa
Ocupação Ator e Produtor
Atividade 1993 – presente

Tenma Shibuya (Nome Japonês: 渋谷 天馬 / Nome chinês: 澀谷天馬, Segu Tianma) é um ator, dançarino clássico e ativista de intercâmbio cultural. Começa a sua carreira em 1993 depois de regressar dos Estados Unidos, onde frequentou a Universidade, com vários trabalhos e participações em filmes, palcos e novelas no Japão. Em 2006, Shibuya aos 36 anos de idade, visita a China pela primeira vez, impulsionando assim o começo da sua experiência de trabalho na China. Em 2008, Shibuya representou o papel de Coronel Sato, um impressionante vilão em Yip Man(Ip Man), um filme de HongKong Kung-fu que ganhou o prêmio de melhor filme no 28º Hong Kong Film Awards.Em 2010, ele apareceu em The Flowers of War (dirigido por Zhang Yimou, elenco: Christian Bale). Em 2011 protagoniza em Borrow Gun uma das melhores novelas do ano, com o papel de Kato, um personagem que lhe ganhou um reconhecimento e fama instantâneo na China.[1][2] Em 2014 Shibuya aparece em "KANO", filme número 1 na história de bilheteiras de Taiwan.

Em 2017, entrou no drama televisivo Russo "Sorge". Em 2018, a China, os Estados Unidos e Coreia do Sul unem forcas no filme Air strike [3](Diretor de Arte: Mel Gibson, Elenco: Bruce Willis, Liu Ye, Adrien Brody, Song Seung-heon etc.) Shibuya desempenha o papel de piloto caça, sendo o único  personagem principal Japonês no filme.

Representou vários personagens de vilões de soldados Japanese em filmes de época Chineses durante os anos de guerra e conflito entre a China e o Japão.

Até 2018, Shibuya participou em mais de 100 produções no Japão, China, Hong Kong, Taiwan e Estados Unidos, incluindo filmes, novelas e trabalhos de palco. Todos estes trabalhos contribuíram assim para a notoriedade com que é reconhecido hoje em dia, especialmente na Asia em países de língua Chinesa.

Para além da sua carreira artística como ator, Shibuya é também dançarino clássico japonês e compositor à mais de 20 anos. E por mais de 25 anos Shibuya tem contribuído os seus serviços e tempo como voluntário em actividades de intercâmbio cultural. O seu trabalho como voluntário começou nos Estados Unidos onde trabalhou como professor de Japonês em escolas secundárias em Eugene, OR. Em 2009, Shibuya funda a Promoção de Intercâmbio Cultural Japão-China, uma organização sem fins lucrativos baseada em Tóquio, que pretende promover o intercâmbio cultural entre o Japão e a China. E até hoje se mantém como o diretor geral da organização.[4]

Carreia em entretenimento[editar | editar código-fonte]

Shibuya começou a sua carreira como ator em 1993, e determinado a se tornar um actor global, acha importante começar primeiro com trabalhos no Japão de forma a acumular experiência, esperando então uma oportunidade de entrar depois em outros mercados. Focado neste futuro, Shibuya arranja diversas formas de desenvolver as suas capacidades e conhecimentos artísticos. Assim, para além de atuações diárias, Shibuya desenvolve também as suas capacidades com aulas de method acting ensinadas pelo professor Yoko Narahashi, que mais tarde se vem a tornar uma figura de destaque na indústria cinemática Japonesa nos United Performers Studio associados com o NY Actors Studio (method acting vem mais tarde a tornar-se o presente estilo de performance de Shibuya); aulas de atuação cinematográfica em Eizoujuku, uma universidade cinematográfica profissional fundada por Genju Nakamura, director de mais de 40 filmes; aulas de dança clássica Japonesa com Nishikawa Kazuma, o mestre da escola Nishikawa; treino vocal na AK MUSIC com especialização em ópera, chanson e música pop. Shibuya atua ainda em várias curtas, filmes independentes, e faz algumas performances como convidado especial em alguns filmes, tudo isso vem desenvolver as suas capacidades e familiarizá-lo com diferentes métodos e tipos de performance. Entretanto, Shibuya participa também na produção de alguns filmes, chegando até a cantar e tocar canções originais. Shibuya vê cada dia como uma nova oportunidade de crescer e valorizar a sua arte.

Shibuya faz a sua estreia em Sadistic Song (1995), um filme dirigido por Genji Nakamura.

Em 1997 surgem oportunidades de teatro para Shibuya. Em Março, ele participa em Bolero, uma performance coreografada por Maurice Béjart e dirigida por Shiro Mizoshita de Tokyo Ballet, numa companhia de dança apresentada no Tokyo Culture Hall. Em Julho, entra em Princesa Saio, como personagem e também como dançarino de folclore. Em Agosto ainda, trabalha como director assistente em Annie Get Your Gun, um famoso Musical de Broadway, no Teatro Nagoya Chinichi.

No ano seguinte tem oportunidade de trabalhar com um famoso director de teatro, ele passa a audição e passa a fazer parte da família Capuleto em Romeo e Julieta, dirigido por Yukio Ninagawa. Mesmo assim decide retomar a sua carreira cinematográfica.

Em 2001, Shibuya consegue um papel em Agitator, um filme de Takashi Miike, prolífico cineasta. O seu papel de membro da Mafia, vem apoiar o papel do protagonista interpretado por Naoto Takenaka. Durante este período, Shibuya consegue apenas representar papéis secundários como por exemplo detective, ganster, médico, ou advogado. Shibuya tem a sua primeira experiência em cinema de animação com Appleseed. Onde grava 4 personagens que apenas mais tarde são processadas para animação pela técnica “motion capture”. Um filme realizado por Shinji Aramaki, e lançado mundialmente em 2004.

Shibuya fez planos de começar a atuar na China, mas dificuldades linguísticas detêm-no. Depois de aprender mandarim durante seis meses em BCLU (Beijing Language and Culture University), consegue então começar oficialmente a sua carreira no mundo de entretenimento na China.

Estreia-se na sua primeira novela Chinesa Caoyuanchunlaizao, no papel de Shouji Kanai baseado na verídica de uma personagem histórica em 2006. No ano seguinte, co-protagoniza no seu primeiro filme na China, Feihuduidiezhan, realizado por Li Shu. Feihuduidiezhan, foi o filme com mais tempo de antena no canal CCTV-6, visto ter sido o filme que foi ao ar mais neste canal de destaque Chinês. Mesmo ainda sendo uma nova cara para a audiência chinesa, isso não impede Shibuya de ser rapidamente reconhecido na indústria pelas suas atuações. Depois do seu reconhecimento, foi convidado a participar no ano seguinte num novo show pelo mesmo director, o que de novo lhe vem oferecer futuras oportunidades. Shibuya fica grato a todos os seus colegas pelo suporte que lhe fora oferecido.

Em 2008, entra em Yip Man, um filme de Kung-fu de Wilson Yip, que veio depois a ganhar o prémio no 28º Hong Kong Film Festival Awards. No papel de Coronel Sato, um vilão astuto e com sangue-frio, ganha reconhecimento entre os seus colegas, profissionais, e também do público. De facto, o director Wilson, notando a reação do público ao filme avisa-o entre tom de piada a se manter afastado de palcos de teatro.

Shibuya recebe uma oferta para aparecer no seu primeira novela de época, Yangguifeimishi em 2009. Realizada por You Xiaogang, protagonizando Yin Tao e Anthony Wong. Esta novela vem mostrar a China durante a Dinastia Tang. A representação de Shibuya consegue fascinar milhares de pessoas na China, mesmo sendo estrangeiro, o que vem determinar assim o sucesso do seu papel.

Em 2010, Shibuya aceita o papel de protagonista Shenhe, Minetsugu Yoshida, um ornitologista que veio para o lago Zhalong na procura de dois baús perdidos do Japão. Todo o filme foi filmado em Qiqihaer, uma cidade no Noroeste da China que durante filmagens apresentou temperaturas que chegaram a atingir os -30 °C.

A sua próxima novela , Jieqiang, foi não só aclamada pela crítica como também pelo público, sendo considerada um sucesso comercial. No papel de Kato Keiji, um antagonista emocional e astuto, Shibuya foi aclamado por críticos como um fascinante malévolo. [13] A novela bateu todos os recordes de bilheteira na história de televisão Chinesa. Participar em trabalhos como Yip Man e Jiequang, certamente fez com que Shibuya seja hoje em dia um dos mais reconhecidos atores Japoneses na China. Com os seus trabalhos emitidos em outros países Shibuya ganha popularidade e reconhecimento um pouco por todo o mundo.

Em 2011, Shibuya recebe uma oportunidade de contracenar com o vencedor de um Oscar Christian Bale em Flores do Oriente (The Flowers of War), logo a seguir ao sucesso da novela, ganhando assim a atenção da media chinesa.

Com a novela Daxifa, Shibuya tem a oportunidade de protagonizar uma personagem única e complexa, WutengZhang, um mágico japonês que veio para a China com o intuito de roubar um documento de magia tradicional chinesa. Este personagem é bastante diferente de outros personagens interpretados por Shibuya até ao momento. Com o desenvolvimento da novela, o personagem evolui e adopta várias identidades, tais como, jovem honesto, formosa dançarina de Kabuki, um mágico em palco, senhora idosa, e homem de meia-idade. Este personagem traz também um grande desafio, já que Shibuya tem de usar mandarim no decorrer dos 40 episódios da novela. Apesar de todos os contratempos, imprevistos e desafios, Shibuya recebe vários elogios pela sua performance.

Em 2012 no papel de Ichiro Nakamura, coprotagonista no filme Hushed Roar, Shibuya vem de novo impressionar os seus fãs. Ichiro era uma pessoa simples, que sofria de hipoglicemia, e cujo casamento de anos estava em risco pelo receio que a sua parceira tinha de que a sua doença fosse hereditária. Este filme participou no festival de filmes de Montréal World. O personagem, emocionalmente desenvolvido, é para Shibuya uma novo desafio visto que estava habituado a papéis mais estereótipo ou até mesmo papéis mais unilaterais. Este filme requer que a sua personagem use apenas o Inglês. A produtora, sem conhecer o actor, disse-lhe que as suas representações em papéis de comédia foram o que lhe deram confiança para o convidar a participar no projeto, e que ficou muito feliz com o resultado final do mesmo.

No ano seguinte, em 2013, Shibuya entra em KANO, sendo ele o único japonês convidado na China. O filme conta a história de uma equipa de baseball do ensino secundário de Taiwan. Umin Boya, o director, convida-o para o projeto depois de ver e ficar impressionado com a performance de Shibuya em Yip Man. Shibuya fica feliz e grato pela oferta não só pelo qualidade do guião mas também por conhecer a fama do director, que dizem ser cooperativo e receptivo no que toca a ouvir diferentes opiniões. O filme bate os recordes de bilheteira em Taiwan, e é também um sucesso no Japão, Hong Kong, e alguns outros países.

No mesmo ano ainda, Shibuya aparece em Xiao bao he Lao Cai, a sua primeira oportunidade num papel de comédia na China. Bastante ocupado com as gravações de Kano em Taiwan[5], ele consegue voar até Peking, China, por um dia. O papel de coronel Qing Tian, era um papel complicado, apesar de aparecer em apenas algumas cenas. O coronel Qing Tian, recolocado na China durante o final da segunda grande guerra mundial, fica cada vez mais desesperado à medida que o estado de guerra se complica. Sabendo que ia partir do seu posto no dia seguinte, ele assassina outro personagem, mudando assim o rumo da história. O papel não deu tempo suficiente para conhecer profundamente o carácter da personagem, mas Shibuya foi capaz de improvisar e representar o papel adicionando até algum humor ao mesmo. A sua representação foi elogiada pelos membros da equipe e pelo público. Apesar da sua curta duração o papel tem tanto impacto que é visto também como papel um principal.

Shibuya continua a diversificar os diferentes papéis que podia representar em novelas Chinesas, como Fenghuoshuangxiong (2013), Youchai (2015) e Tiezaishao (2015). Em Fenghuoshuangxiong, a sua personagens apaixona-se por uma rapariga Japonesa, numa história que não tem um final feliz, já que no final da novela perde o seu amor; em Youchai, o seu personagem tem uma relação com uma espiã Japonesa que causa a sua morte na procura de vingança; e em Tiezaishao o seu personagem apaixona-se por uma rapariga Chinesa que se vem mais tarde a matar. Com estas performances espectadores conseguem ver um diferente lado do ator, nas emoções que consegue criar, no cuidado e entrega que dedica aos seus personagens, o que é raro ver em papéis de soldados Japoneses.

Depois de 2015, com o reconhecimento e mérito recebido pelo seu trabalho, Shibuya tem uma maior liberdade nas suas futuras escolhas profissionais. E decide então liderar um projecto de graduação de alunos da Academia de Filme de Pequim em Wanfeng. Este projecto desperta em Shibuya o seu interesse em trabalhar com estudantes pois consegue ver a paixão, talento e dedicação dos estudantes para com a sua arte independentemente do orçamento do filme. Esse interesse dos estudantes faz com qui Shibuya queira fazer parte do projeto, não só como ator mas também como alguém que conhece o mundo e aspectos cinematográficos por trás das câmeras.

Shibuya valoriza bastante a comunicação entre realizadores e outros membros da crew, o que o leva a querer colaborar com os mesmos realizadores e vice versa, tais como Xiao Feng. Xiao Feng e Shibuya mantêm contato, desde 2012 quando ambos trabalharam juntos em Hushed Roar. Assim quando Xiao Feng realizou Air Strike (Dahongzha)[3], quatro anos depois ele confiou a Shibuya o único papel de protagonista Japonês.[6] O filmo foi co-produzido por equipas Chinesas, Coreanas e de Hollywood. Os consultores deste filme incluíram Vilmos Zsigmond, Richard Anderson, e Ronald Bass, todos vencedores de Oscars em cinematografia, sons e efeitos especiais, screenplay. Além destes Mel Gibson vem ainda participar no filme como director de arte. Contando a história dos bombardeamentos em Chongquing durante a segunda grande guerra mundial, o filme protagoniza atores reconhecidos de quatro diferentes países, Liu Ye da China, Bruce Willis e Adrien Brody dos Estados Unidos, Song Seung-heon da Coreia e Shibuya do Japão. Shibuya fez o papel de piloto de caça zero que luta contra aviões de batalha Chineses. Todas as cenas de batalha aérea de Shibuya foram filmadas num estúdio de efeitos especiais, o que desafiou e limitou um pouco as possibilidades de Shibuya. Em vez de tomar as circunstâncias como desafios ou impedimentos Shibuya viu nelas novas possibilidades de aprender e explorar a sua arte. Dentro do cockpit, Shibuya podia apenas atuar usando as suas expressões faciais, o que significa que a sua performance dependia inteiramente da sua imaginação visto não haver ninguém com quem contracenar ou até mesmo outros objetos em estúdio. Apesar de tudo isto Shibuya recebeu bastantes elogios do público pela sua performance.

Durante o Outono de 2015 Shibuya aparece com frequência na televisão Chinesa, incluindo programas que voltaram ao ar, como cinco novelas em que ele participou (Tiezaishao, Ershisidaoguai, Jieqiang, Xuanya, Xuebao), que passaram em mais de dez canais de televisão (Anhui, Beijing, Zhejiang satellite, CCTV-8, Guizhou satellite, Xizang satellite, Shanxi satellite, Anhui satellite e Tianjin satellite). Vários fãs de novo vêm discutir e comentar os papéis que Shibuya representou, especialmente o da sua nova novela Tiezaishao. Muitos ficaram bastante comovidos pela paixão e sentimento que a sua personagem demonstra, apesar do final trágico que teve quando o próprio vem causar a morte da sua amada. A sua interpretação do personagem recebeu vários elogios pela forma subtil com que Shibuya consegue fazer a transição de complicadas emoções. As audiências ficaram bastante impressionados com a compaixão de Shibuya durante o projecto, que se vem opor aos papéis genéricos de vilão Japonês monstruoso geralmente representado em produções Chinesas.

Tenma Shibuya também colabora com empresas como embaixador ou porta-voz.

Em Julho de 2013, participa na exposição de arte “Uma honra em conhecê-lo.”

Em Março de 2014, colabora com a marca de joías Antique, “House of Willow”[7][8]. Maio de 2014, torna-se porta-voz das Residências de Pequim da Millennium no projeto “ Estilo de Arte e Estilo de Vida de Tenma Shibuya”.[9][10]

Em Abril de 2015, participa na Exposição de Pintura “Yinluchi Art District Fine Brushwork”[11]. Julho de 2015, participa na Exposição de Pintura das Artes de Chao Hong, “Combinando o Oriente e o Ocidente”[12] na qual chegou até a discursar. De Junho a Julho, foi porta-voz da marca de arte Africana “African Symbol.” [13][14][15][16][17]

Em Fevereiro de 2017, colabora com a marca de fragrâncias, RE CLASSIFIED no projeto de sua promoção, “ Tenma Shibuya Compreende a Antiga Filosofia Grega através do Perfume”.[18][19][20]

Até 2019, Shibuya apareceu em mais de 100 filmes, novelas e trabalhos de palco, no Japão, China, Hong Kong, Taiwan, Rússia e Estados Unidos. Hoje, é reconhecido como um dos famosos atores em países de língua Chinesa, especialmente na China.[4][21][22]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Região Director Papel
2019 Lanxindajuyuan China Lou Ye Lieutenant Hosoda
2019 Shisanliesha China Li Bin Kouichiro Ishihara
2018 Air Strike[3] China Xiao Feng Piloto Zero;Sato
2017 Shisidadao China Wang Qiang General Kato
2016 Geigeliyouxian China Wang Qiang Jin, Dono de Casino
2015 Imaginary Assassin China Kan Ruohan Tsuji Masanobu
2014 Kano Taiwan Umin Boya Político
2013 Xiaoxiaofeihudui China Qian Xiaohong Gangcun
2012 Chengchengfenghuo Juesha China Li Cai Gaoqiao
2012 Hushed Roar China Xiao Feng Ichiro Nakamura
2011 The Flowers of War China Zhang Yimou Fuguan
2010 Eergunaheyouan China Yang Minghua Hideo Suzuki
2010 Tiexuejiangqiao China Zhang Yuzhong Kanji Ishibashi
2010 Shenhe China Wang Jianwei Jitian Fengci
2010 Death and Glory in Changde China Shen Dong Yiteng Sanlang
2009 Cow China Guan Hu Terada
2008 Yip Man(Ip Man) Hong Kong Wilson Yip Coronel Sato
2008 Feihuduidiezhan China Li Shu Xiongben
2007 Yexi China An Lan Lieutenant Tanaka
2004 Appleseed Japão Fumihiko Sone, Shinji Aramaki Uranus (motion capture)
2003 Ichigonokakera Japão Shun Nakahara Barman
2002 Agitator Japão Takashi Miike Shintani
2002 Hiroshimayakuzasensou Japão Toru Ichikawa Yakuza
2001 Zonbigokudou Japão Hirohisa Sasaki Detetive
2001 Minaminoteiou Japão Sadaaki Hginiwa Trabalhador de Fábrica
2001 Salarymanpachinkaergingtaro Japão Takeshi Niizato Secretário
2001 Aokiookamitachi Japão Kenji Yokoi Hitman
2000 Kamome Japão Genji Nakamura Agiota
1999 Fubundaisousa Hong Kong Zhang Yinghua Gerente de uma Sexshop
1998 Hananoana Japão Kzushige Inami Rebelde
1998 Genkinokamisama Japão Genji Nakamura Marido
1997 Mamushinokyoudai Japão Toru Murakawa Mafia
1996 Sadistic Song Japão Genji Nakamura playboy
1996 Saigonoshigoto Japão Maiko Inoue Ladrão

Televisão[editar | editar código-fonte]

Novelas

Ano Título Região Director Papel
2019 Binbian bushi haitanghong China Hui Kaidong General Kyujou
2018 Growing pains of swordsmen China Shang Jing Ninja Hattori
2017 Taiwanwangshi China Cui Liang Chefe de Polícia Matsumura
2016 Sorge Rússia Sergey Ginzburg Imuro
2015 Youchai China He Liu, Bai Yang Shuigu Xinfu
2015 Ershisidaoguai China Zhang Yuzhong Dachuan
2015 Tiezaishao China Liu Xin Gaomu Yiren
2014 Fenghuoshuangxiong China Jin Liangyan Heitian zhongxiong
2013 Xiaobaohelaocai China Shang Jing Qingtian Dazuo
2012 Xuanya China Liu Jin Saburo Shibuya
2012 Shenmirenzhi China Shao Jinghui Songben Wulang
2012 Haojiahuo China Jian Chuanhe Kanji Abe
2011 Dakuaize China Gao Jin Guitian Cilang
2011 Daxifa China Wang Shuo Wuteng Zhang
2011 Jiezhenguochuanqi China Lei Xianhe Jitian
2011 Xingfumanwu China Jia Yiping Mouye
2010 Jieqiang China Jiang Wei Jiateng Jinger
2010 Zhizhewudi China Jian Chuanhe Yunchuan Xiuyi
2010 Woshichuanqi China Xu Zongzheng Heichuan Shuo
2010 Chuanjuntuanxuezhandaodi China Li Shu Yedao Canger
2010 Tiexuezhonghun China Zhou Youchao Yuantian Duizhang
2009 Shengsixian China Kong Sheng Dubian Chunliang
2009 Yangguifeimishi China You Xiaogang Daban Gumalv
2009 Xuebao China Chen Haowei Dubian Wu
2009 Watashigakodomodattakoro Japão Xianbingduiyuan
2008 Didaoyingxiong China Ding Hei Shangdao Cilang
2006 Caoyuanchunlaizao China Wang Tao Shouji Kanai
2005 Iryoushounenyinmonogatari Japão Camionista
2004 Kekkon Japão Jurisprudência Médica
2003 Kougenheirasshai Japão Gerente de Hotel
2002 Rakutenseikatsu Japão Cameraman

[4] [23]

Palco[editar | editar código-fonte]

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Título Região Papel Notas
2000 Yukionna Japão Heikichi Ohme city hall
1998 Romeu e Julieta Japão Família Capuleto,

e backstage dancer

Saitama Teatro das Artes
1998 Jidairomanboukenki Japão Ancestor & Descendant,2Roles Teatro Mitaka
1997 Princesa Sayo Japão Agricultor, e backstage dancer Zoujou Templo
1996 Emperorador Jones Japão Agiota Saitama Teatro das Artes

Musical[editar | editar código-fonte]

Ano Título Região Papel Notas
1998-99 FLoresta do Kumagon Japão Kumagon & Horosuke,2 papéis

-Protagonista

7 Palcos Regionais

(Takasaki,Mattou,

Sasebo,Sendai,Kanazawa,

Takasago,Chiba)

Ballet[editar | editar código-fonte]

Ano Título Região Papel Notas
1997 Bolero Japão Backstage dancer Salão Cultural de Tóquio

Voice Over[editar | editar código-fonte]

Media Título Região Papel Notas
TV CS Taiken PekinPekinPekin Japão Narração 16 episodes
TV CS Taiken Pekinpekinpekin 2 Japão Narração 16 episodes
TV BS Chugokumenroadwoyuku Japão Narração 16 episodes
VP Cannon Japão Narração
VP Sharp cell phone Japão Narração
VP Feliz Taobao China Narração
VP China Lianyungang China Narração
VP China Jinmenqiao China Narração
VP Cannon Japão Narração
CG animation Japanimation U.S.A 4 papéis como protagonista
Filme Dongfengyu China Fujiki
Telenovela Zhongtiankenjian China Takahashi
Telenovela Xuebao China Yamamoto
CG Game Soft Suikoden Japão Narração
Episódio Broadcasting Introdução ao episódio de Broadcasting Japão Apresentador

Televisão/Programa de Rádio[editar | editar código-fonte]

Media Título Região Notas
BMN Wozai Beijing China Convidado
CCTV Diálogo(対話) China Convidado
CRI Tetsubeya China Destaque

[4] [23]

Carreira de Actividades de Intercâmbio Cultural[editar | editar código-fonte]

Tenma Shibuya apercebe-se da importância do intercâmbio cultural e do mutuo entendimento entre diferentes nacionalidades e culturas com a sua experiência aquando ainda jovem visita os Estados Unidos. Depois de voltar ao Japão, ele usa o seu tempo pessoal para atuar como voluntário em actividades de intercâmbio, começando como professor de Japonês, e professor de danças clássicas Japonesas trabalhando com estrangeiros no Japão, o seu país de nascimento.

Decide depois mudar-se para a China em 2006, onde promove diversos eventos de intercâmbio cultural em Pequim; estabelece em 2009 uma organização sem fins-lucrativos, a Promoção de eventos de intercâmbio Cultural Japão-China (JC-CEP, Japan-China cultural exchange promotion) em Tóquio, com o objetivo de promover actividades de intercâmbio cultural entre o Japão e a China. Como diretor geral, Tenma liderou mais de vinte atividades de intercâmbio cultural, com a frequente cooperação com organizações nacionais, como a Embaixada do Japão, a Fundação do Japão, o Centro de Cultura do Japão e a Sociedade de História das Relações Sino-Japonesas. A sua vontade em promover a comunicação e compreensão entre diferentes culturas é comprovada pelo esforço incessante que demonstrou desde os anos 90.

Actividades de promoção principais do programa de intercâmbio cultural Japão-China[editar | editar código-fonte]

Abril, 2007

Primeira Conferência da associação cultural Japonesa, a antiga Promoção de Intercâmbio Cultural Japão-China. Tenma participou na conferência como um dos representantes, oferecendo o seu conhecimento e experiência em vários campos profissionais, entre as quais, dança clássica japonesa, cerimônia do chá, arranjo de flores-kado, aikido, karatê, animação, banca desenhada e street dance.

Junho de 2007

Encontro com mais de 40 convidados de diversas nacionalidades e diferentes estratos sociais. Onde debates sobre cultura geral, demonstrações de dança clássica Japonesa, e conferências de animação Japonesa ocorreram.

Julho de 2007

A publicação de Urasenke cerimonia de chá, em colaboração com a revista Super City.

Novembro de 2007

Evento de intercâmbio cultural na capital chinesa Peking, numa das suas mais tradicionais zonas residênciais, Nan luo gu xiang, com conferências com Kitsuke sobre o Quiomono Japonês e street dance.

Fevereiro de 2008

Seminário em Peking sobre cultura japonesa, dirigido a estudantes que planejavam vir a estudar no Japão, organizado pela embaixada do Japão na China.

Conferência e workshop de art e cultura tradicional Japonesa, na escola de línguas Yinghua em Peking.

Março e Abril de 2008

Diversas palestras de sobre cultura Japonesa, organizadas pela embaixada Japonesa na China e pela Fundação Internacional de Intercâmbio Japonês, com a colaboração do centro cultural da embaixada do Japão e a sociedade Histórica Chinesa de relações sino-japonesas.

Títulos das palestras:

Moda Japonesa - Quimono e o contemporâneo

Dança Japonesa - Dança clássica e street dance

Martial arts Japonesas- Kendo, Karatê e Aikido

Cultura pop Japonesa - Banda desenhada, animação e música

Julho de 2008

Tour de promoção japonesa, Campanha distância Zero, organizada pela Organização Nacional de turismo Japonesa.

Setembro de 2008

Festival de dança, com participação de mais de cem pessoas. Bonodori e uma dança tradicional Japonesa.  

Participação no festival de turismo Japonês no parque Chaoyang, Peking. Com a performance de Tenma com a dança clássica Sukeroku.

Coordenação de uma palestra sobre Kitsuke, introduzindo roupas japonesas, como por exemplo o quimono, e como as usar. Esta actividade foi realizada em Fureainoba, Changchun China, e organizada pe Fundação Internacional de intercâmbio Japonês.

Março e Junho de 2009

Segunda fase de palestras sobre cultura Japonesa, no centro cultural Japonês em Pequim. Palestras organizadas pela promoção cultural de intercâmbio Japão-China e a Fundação Internacional de intercâmbio Japonês. Dez palestras na duração de cinco dias.

Títulos das palestras:

Animação Japonesa

Música pop

Chá

Doçes Japoneses

Moda Japonesa

Maquilhagem Japonesa

Arquitetura Japonesa e

Design de interior Japonês

Sake

Cozinha JaponesaMaio de 2009

Estabelecimento da Tenma-kai, um grupo feminino de dança clássica Japonesa com participação de dançarinas tanto Chinesas como Japonesas. Organizado por Tenma, o grupo fez parte do Festival de Intercâmbio Cultural, organizado pela Associação Japonesa da Universidade de Pequim e a Associação de Intercâmbio Chino-Japonesa.

Outobro de 2009

Participação na actividade de intercâmbio cultural Japão-China organizado por Manbu. Com performances de palco e voluntários, organizada pela promoção de intercâmbio cultural Japão-China.

Novembro de 2009

Reunião com Mr. Li Dechun, um famoso Professor Chinês de literatura Japonesa. Como representante da promoção de intercâmbio cultural Japão-China, Tenma troca pontos de vista sobre o intercâmbio existente entre a China e o Japão com Mr. Li, professor que mais tarde se vem a tornar um conselheiro especial na Promoção de Intercâmbio Cultural Japão-China.

Visita ao set do filme Eergunaheyouan, um filme sobre uma das minorias étnicas chinesas fundado pelo Euriasian Club.

Maio de 2012

Reunião com colegas de faculdade, no qual Tenma realiza uma palestra sobre o intercâmbio cultural no cinema e televisão. Onde performa ainda uma canção original Pengyou em guitarra acústica.

28 de Julho de 2012

Evento de intercâmbio cultural Japão-China, “Souka! – 搜卡, reunião que pretende promover o intercâmbio cultural entre o Japão e a China ouvindo a experiências vividas por diferentes pessoas.” Celebrando o 40º aniversário da normalização das relações Sino-Japonesa, a Promoção de Intercâmbio Cultural Japão-China organiza o evento em colaboração com o centro de Cultura da Embaixada Japonesa e a Sociedade Histórica de relações Sino-Japonesas. Neste evento surgem dois convidados especiais, Mr.Yiji Miyauchi e Mr. Liu Xinhua que partilham com a audiência os seus pontos de vistas e experiências pessoais.

Outubro de 2012

Performance de dança clássica Japonesa na “Expo 2010 de Intercâmbio Sino-Japão”, no centro de convenções Nacional Chinês. Tenma dirigiu a dança do evento celebrando o 40º aniversário da normalização das relações Sino-Japonesas.

Março de 2013

Exibição e workshop sobre Ikebana, arranjos tradicionais de flores Japonês, no Centro cultural Japonês em Pequim. O evento, que durou dois dias, foi dirigido por Koyyu bi ・Seikai, e organizado pelo Centro de Intercâmbio Cultural Japão-China. Aproximadamente 150 convidados compareceram ao evento, que com o apoio do Centro Cultural de Informações da Embaixada Japonesa e a Sociedade Histórica de Relações Sino-Japonesas. Este evento vem desde 2013 a ser uma actividade anual. [4] [23]

  1. http://www.szjqz.com/actor/22121.html
  2. http://news.163.com/11/0321/03/6VL1HUNP00014AED.html
  3. a b c https://xw.qq.com/amphtml/20150723038263/ENT2015072303826300
  4. a b c d e http://www.xc27.com/ent/ndxw/2016-04-15/17853.html
  5. http://people.mtime.com/1723715/
  6. http://www.xinhuanet.com/ent/2015-07/08/c_127998215.htm
  7. https://xw.qq.com/amphtml/20140530030497/CDC2014053003049700
  8. http://fashion.ifeng.com/a/20140530/40014486_0.shtml
  9. http://www.citirealty.com.cn/news_195.html
  10. http://fashion.ifeng.com/a/20140619/40019205_0.shtml
  11. http://www.orgcc.com/news/2015/04/73036.html?from=singlemessage&isappinstalled=0
  12. http://www.orgcc.com/news/2015/07/77140.html
  13. http://www.xinhuanet.com/ent/2015-07/15/c_128023127.htm
  14. http://ent.163.com/15/0710/17/AU69C2V400034OGT.html#from=relevant#xwwzy_35_bottomnewskwd
  15. http://www.xinhuanet.com/ent/2015-07/29/c_128072010.htm
  16. http://ent.chinadaily.com.cn/2015-06/30/content_21142495.htm
  17. http://www.xinhuanet.com/ent/2015-06/30/c_127968055.htm
  18. http://www.dzwww.com/yule/yulezhuanti/yanpo/201702/t20170213_10937309.htm?from=groupmessage&isappinstalled=0
  19. https://mp.weixin.qq.com/s?__biz=MzA5MDY3ODYwNQ==&mid=2650457471&idx=2&sn=dda86d3fb030313537fb0efc8fbe2d17&pass_ticket=7Yfkk2uKe2LNmPGCrQsiWevVRxCrkIWSw%2BPZtYZYxRU4GNiH9Mx6WAyneNrO6JFp
  20. https://web.archive.org/web/20170330005106/http://www.sznews.com/ent/content/2017-02/13/content_15264807.htm
  21. https://www.imdb.com/name/nm4600309/
  22. https://www.ijq.tv/mingxing/2708.html
  23. a b c https://www.weblio.jp/wkpja/content/%E6%B8%8B%E8%B0%B7%E5%A4%A9%E9%A6%AC_%E6%B8%8B%E8%B0%B7%E5%A4%A9%E9%A6%AC%E3%81%AE%E6%A6%82%E8%A6%81#映画