Teoria celular: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Xqbot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: eo:Ĉelteorio
Linha 4: Linha 4:


==Idealizadores==
==Idealizadores==
'''A Teoria Celular''', foi criada por [[Matthias Jakob Schleiden]] (botânico alemão) e [[Theodor Schwann]] (naturalista alemão) depois de inúmeros estudos microscópicos realizados após a descoberta da célula por [[Robert Hooke]], no final da década de 1830.
'''A Teoria Celular''', foi criada por [[Matthias Jakob Schleiden]] (botânico alemão) e [[Theodor Schwann]] (naturalista alemão) depois de inúmeros estudos microscópicos realizados após a descoberta da célula por [[Robert Hooke]], no final da década de 1830.
golllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll do romario e do brasilllllllllllll e o galvao fica loucoooooo!!!1


==As idéias==
==As idéias==

Revisão das 23h24min de 30 de janeiro de 2009

Desenho da estrutura do súber, conforme visto pelo microscópio de Robert Hooke e descrito em seu livro Micrographia, a qual dá origem à palavra "célula", usada para descrever a menor unidade de um organismo vivo.

A teoria celular é um dos conhecimentos fundamentais da biologia. A teoria indica que todas as plantas e animais são compostas por células.

Idealizadores

A Teoria Celular, foi criada por Matthias Jakob Schleiden (botânico alemão) e Theodor Schwann (naturalista alemão) depois de inúmeros estudos microscópicos realizados após a descoberta da célula por Robert Hooke, no final da década de 1830. golllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll do romario e do brasilllllllllllll e o galvao fica loucoooooo!!!1

As idéias

Em outubro de 1838, Schwann e Schleiden se reuniram para discutirem suas idéias sobre a organização dos seres vivos. Schleiden tinha certeza que todas as plantas eram constituídas por células; Schwann pensava igualmente sobre os animais. As idéias sobre a estrutura dos seres vivos foram sintetizadas por Schwann da seguinte forma:

"As partes elementares dos tecidos são células, semelhantes no geral mas diferentes em forma e função. Pode ser considerado certo que a célula é mola-mestra universal do desenvolvimento e está presente em cada tipo de organismo. A essência da vida é a formação da célula."

Célebres biólogos da época, como o fisiologista Claude Bernard e o patologista Rudolf Virchow, reconheceram prontamente a validade da Teoria Celular, o que facilitou a sua aceitação. A partir de então, os biólogos passaram a falar dos seres vivos levando em consideração suas células e seus componentes celulares. Virchow, por exemplo, cria que as doenças sempre eram originadas nas células. Em um trabalho datado de 1858, ele diz:

"A causa das doenças deve ser investigada na célula; seus sintomas, em última análise, nada mais são do que uma reação das células do organismo aos fatores que desencandeiam as doenças."

Importância da Teoria Celular

O reconhecimento de que a célula é fundamental na constituição de todo ser vivo foi uma das mais importantes generalizações da história da Biologia. Com isso, a Botânica e a Zoologia, até então consideradas tão distintas, foram reunidas. ´Ficou bastante claro que as células são "semelhantes no geral mas diferentes em forma e função", têm em comum o fato de que todos seres vivos são formados por células. Portanto, para entender a vida, é preciso conhecer a célula.

O entusiasmo pela Teoria Celular foi tão grande que levou os biólogos a investigar a origem das células vivas. Alguns achavam que elas surgiam espontaneamente, a partir da junção de determinados tipos de substâncias químicas (veja Abiogênese). Outros se opunham, dizendo que toda célula vem de outra preexistente.

Teoria Celular

A Teoria Celular tem três idéias principais:

  • Todos seres vivos são formados por células e por seus produtos. Portanto, as células são as unidades morfológicas dos seres vivos;
  • As atividades fundamentais que caracterizam a vida ocorrem dentro da célula. Portanto, as céulas são as unidades funcionais ou fisiológicas dos seres vivos;
  • Novas células se formam pela reprodução de outras células preexistentes, por meio da divisão celular.

Esta última idéia foi uma conclusão de Rudolph Virchow (patologista alemão) em 1855. Ele resumiu essa idéia em uma frase em latim, que se tornou famosa: '"Ommis cellula ex cellula"'''

Esta idéia de Virchow foi apoiada, em 1878, pelo biólogo Walther Flemming, onde descreveu a ricos detalhes o processo de reprodução celular

Os vírus são a exceção à Teoria Celular, pois não possuem célula. Apesar desta afirmativa, os vírus não são considerados exceções a teoria celular pois necessitam da célula para reproduzir-se. Eles precisam estar necessariamente dentro de uma célula viva para se reproduzir (isso confirmou mais ainda que os processos essencias à vida ocorrem dentro das células).

Literatura

AMABIS, José Mariano e MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia das células: origem da vida, citologia, histologia, embriologia, 1ª edição, Editora Moderna, 1194, págs 9846-9947.