Claude Bernard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Claude Bernard
Nascimento 12 de julho de 1813
Saint-Julien
Morte 10 de fevereiro de 1878 (64 anos)
Paris
Sepultamento cemitério do Père-Lachaise
Nacionalidade francês
Cidadania França
Alma mater Faculdade de Medicina de Paris, Faculdade de Ciências de Paris
Ocupação médico escritor, político, psicólogo, professor, fisiologista
Prêmios Medalha Baly (1975), Medalha Copley (1876)
Empregador Collège de France, Faculdade de Medicina de Paris, Museu Nacional de História Nacional, École pratique des hautes études
Assinatura
Claude Bernard signature.svg
Instituições Museu Nacional de História Natural (França)
Campo(s) fisiologia

Claude Bernard (Saint-Julien, 12 de julho de 1813Paris, 10 de fevereiro de 1878) foi um médico e fisiologista francês.

O historiador da ciência I. Bernard Cohen da Universidade de Harvard denominou-o "um dos maiores homens de ciência de todos os tempos". É conhecido fundamentalmente pela criação da medicina experimental/baseada em evidências.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Depois de estudar farmácia, tem êxito no teatro como dramaturgo, mas reorienta os seus estudos para a medicina. Licencia-se em 1843. Dedicou a sua carreira à fisiologia, e foi professor no Collège de France, na Sorbonne primeiro, e depois no Museu Nacional de História Natural.

Estudou a homeostasia (constância do meio interior) por volta de 1860. Em 1865, escreveu sua memorável obra Introduction à l’étude de la médicine experimentale (Introdução ao estudo da medicina experimental).

Foi eleito para a Academia Francesa em 1868 (ocupando a Cadeira 29) e recebeu a Medalha Copley de 1876. É considerado um dos principais iniciadores da linha experimental hipotético-dedutiva, frequentemente formalizada como OHERIC: Observação - Hipótese - Experiência - Resultado - Interpretação - Conclusão. Por outro lado, trata-se de uma linha incompleta com respeito à que se apresenta na Medicina Experimental. Nela faltam duas etapas fundamentais. Não se pode colocar uma hipótese sem haver colocado o problema' que há que resolver previamente, posto que uma hipótese é uma possível resposta a uma interrogação suscitada por uma observação. A experiência prova a consequência verificável da hipótese.

Algumas das suas obras são de livre acesso (V. fac-simile em francês). A Universidade de Lyon I ostenta o seu nome (Université Claude Bernard Lyon I).


Precedido por
August Wilhelm von Hofmann
Medalha Copley
1876
Sucedido por
James Dwight Dana


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikisource Textos originais no Wikisource
Commons Imagens e media no Commons