Francisco Varela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Francisco Varela
Nascimento 7 de setembro de 1946
Santiago
Morte 28 de maio de 2001 (54 anos)
Paris
Cidadania Chile
Filho(s) Leonor Varela
Alma mater Universidade Harvard, Universidade do Chile
Ocupação biólogo, filósofo
Empregador Centre National de la Recherche Scientifique
Religião budismo
Causa da morte ataque cardíaco

Francisco J. Varela (Santiago do Chile, 7 de setembro de 1946Paris, 28 de maio de 2001) foi um biólogo e filósofo chileno.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Escreveu sobre sistemas vivos e cognição: autonomia e modelos lógicos. Ph.D. em Biologia (Harvard, 1970), em 1979 escreveu Príncípios de Autonomia Biológica, um dos textos básicos da autopoiese, teoria que desenvolveu com Humberto Maturana. Depois de ter trabalhado nos EUA, mudou-se para a França, onde passou a ser diretor de pesquisas no CNRS - Centro Nacional de Pesquisas Científicas - no Laboratório de Neurociências Cognitivas do Hospital Universitário da Salpêtrière, em Paris, além de professor da Escola Politécnica, também em Paris.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • MATURANA, Humberto e VARELA, Francisco (1984). A árvore do conhecimento - As Bases Biológicas do Conhecimento Humano. Campinas: Ed. Psy, 1995. São Paulo: Ed. Palas Athena, 2004. Original em espanhol traduzido por Humberto Mariotti e Lia Diskin. [1]
  • MATURANA, Humberto e VARELA, Francisco. De máquinas e seres vivos. Autopoiese, a Organização do Vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Filosofia