Teresa Aguiar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Teresa Aguiar
Nome completo Teresa Aguiar Queiroz
Nascimento 1933
São Paulo
Nacionalidade  Brasileira
Ocupação teatrólogo

Teresa Aguiar(São Paulo, 1933) é uma atriz, diretora, produtora e incentivadora cultural brasileira.[1]

Sua história lista a direção de documentários e programas de ficção para televisão, filmes de curta-metragem e mais de 40 peças de teatro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em São Paulo, é advogada formada e mestre em artes pela Universidade de São Paulo (USP) e desenvolveu sua carreira em artes cênicas, desde jovem, principalmente na cidade de Campinas onde foi fundadora do "Teatro de Estudantes de Campinas" - TEC, do "Rotunda", primeiro grupo de teatro profissional do interior de São Paulo, e do primeiro curso de teatro no interior paulista, no Conservatório Carlos Gomes. Tal carreira lhe rendeu o título de "Cidadã Campineira" e a "Medalha Carlos Gomes".

É grande incentivadora cultural e além do espaço "Era do TAO" que ocupa com outros artistas, criou em 1989 o Centro Cultural Sebastião Tem Alma, na cidade litorânea de São Sebastião (SP).

Cinema[editar | editar código-fonte]

Estreou no cinema como diretora com o longa Topografia de um Desnudo, aos 75 anos.[2]

Referências

  1. TEREZA Aguiar. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa407371/tereza-aguiar>. Acesso em: 25 de Dez. 2019. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
  2. http://41.mostra.org/br/diretores/5021-TERESA-AGUIAR
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço relacionado ao Projeto Biografias. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.