Terra de Guilherme II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Terra de Guilherme II está localizado em: Antártida
<div style="position: absolute; z-index: 2; top: Erro de expressão: Falta operando para *%; left: Erro de expressão: Falta operando para *%; height: 0; width: 0; margin: 0; padding: 0;">
<div style="font-size: 90%; line-height: 110%; position: relative; top: -1.5em; width: 6em; Erro de expressão: Operador < inesperado">Terra de Guilherme II
Localização da Terra de Guilherme II

A Terra de Guilherme II ou Terra do Kaiser Guilherme II (ou ainda Costa de Guilherme II) é a parte da Antártida que se situa entre o cabo Penck, em 87°43'E, e o cabo Filchner, em 91°54'E, e que é reivindicada como parte do Território Australiano Antártico, uma reclamação não reconhecida internacionalmente, como as restantes reivindicações territoriais sobre a Antártida.

A região foi descoberta em 22 de fevereiro de 1902 no âmbito da Expedição Gauss (1901-1903), liderada pelo veterano do Ártico e professor de geologia Erich von Drygalski. Drygalski deu-lhe o nome do Kaiser Guilherme II[1] que financiou a expedição com 1,2 milhões de Goldmarks.

Na baía em que Drygalski estabeleceu o seu campo até 8 de fevereiro de 1903 fica o Gaussberg, um cone vulcânico extinto de 370 metros que recebeu o nome do matemático Carl Friedrich Gauss.

Referências[editar | editar código-fonte]