The Constant Gardener

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Constant Gardener
O Fiel Jardineiro (PT)
O Jardineiro Fiel (BR)
Autor(es) John le Carré
Idioma Inglês
País  Reino Unido
Género Romance
Editora Hodder & Stoughton
Lançamento 2001
Páginas 557
ISBN 0-340-73337-3
Edição portuguesa
Editora Dom Quixote
Lançamento 2001
Páginas 414
ISBN 9789722030489
Edição brasileira
Editora Record [1]
Lançamento 2002
Páginas 504
ISBN 978-8501062505
Cronologia
Single & Single
Absolute Friends

The Constant Gardener [2] (O Jardineiro Fiel (título no Brasil) ou O Fiel Jardineiro (título em Portugal)) é um romance de 2001 do autor britânico John le Carré. O romance conta a história de Justin Quayle, um diplomata britânico cuja esposa ativista é assassinada. Acreditando que há algo por trás do assassinato, ele procura descobrir a verdade e encontra uma conspiração internacional de corrupção burocrática e de dinheiro farmacêutico.

O enredo foi vagamente baseado num caso da vida real ocorrido em Kano, na Nigéria.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Justin Quayle, um diplomata britânico em Nairobi, no Quênia, é informado de que sua esposa ativista, Tessa, foi morta enquanto viaja com um amigo médico em numa região desolada de África. Investigando sozinho, Quayle descobre que o seu assassinato, alegadamente cometido pelo seu amigo, pode ter tido raízes mais sinistras.

Justin descobre que Tessa desvendou um escândalo corporativo que envolve experiências médicas em África. KVH (Karel Vita Hudson), uma grande empresa farmacêutica que trabalha sob a cobertura de testes e tratamentos para o HIV, tem vindo a testar um medicamento contra a tuberculose que tem efeitos secundários graves. Em vez de ajudar os pacientes do ensaio clínico e começar de novo com um novo medicamento, a KVH encobriu os efeitos secundários e melhorou o medicamento apenas em antecipação a um surto de Tuberculose Multirresistente.

Justin viaja pelo mundo para reconstruir as circunstâncias que levaram ao assassinato de Tessa. À medida que ele começa a juntar o relatório final de Tessa sobre os testes de drogas fraudulentos, ele descobre que as raízes da conspiração chegam mais longe do que ele poderia ter imaginado; a uma ONG farmacêutica alemã, a um campo de ajuda humanitária africano e, mais preocupante para ele, a políticos corruptos no Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Adaptação cinematográfica[editar | editar código-fonte]

O livro foi adaptado para o cinema em 2005 pela Focus Features, num filme realizado por Fernando Meirelles e protagonizado por Ralph Fiennes e Rachel Weisz.

Referências

  1. «O Jardineiro Fiel». LivrariaSaraiva. Consultado em 25 de Outubro de 2017 
  2. «O Fiel Jardineiro». LeYaOnline. Consultado em 25 de Outubro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.