Theodor Hermann Meynert

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Theodor Hermann Meynert
Nome nativo Theodor Meynert
Nascimento 15 de junho de 1833
Dresden
Morte 31 de maio de 1892 (58 anos)
Klosterneuburg
Cidadania Áustria-Hungria
Alma mater Universidade de Viena
Ocupação médico, psiquiatra, professor universitário, patologista
Empregador Universidade de Viena
Theodor Hermann Meynert

Theodor Hermann Meynert foi um psiquiatra austríaco nascido na cidade de Dresden a 15 de Junho de 1833 e falecido em Klosterneuburg (Áustria) a 31 de Maio de 1891). Foi professor em Viena a partir de 1870.

Em 1861 foi titulado doutor, e em 1875 se tornou diretor da clínica psiquiatrica associada a Universidade de Viena. Um de seus melhores e mais famosos alunos foi Sigmund Freud, que em 1883 trabalhou na clínica psiquiatrica de Meynert. Meynert se distanciou de Freud por não aceitar suas práticas nos estudos da histeria, como a técnica da hipnose. Meynert também ridicularizava a ideia de Freud acerca da histeria em homens. Outros alunos famosos de Meynert foram o neuropsiquiatra russo Sergei Korsakoff (1854-1900), o neuropatologista alemão Carl Wernicke (1848-1905) e o neuroanatomista suiço Auguste-Henri Forel (1848–1931). Meynert também foi a maior influência na carreira do neuropatologista alemão Paul Flechsig (1847-1929).

Meynert iniciou o estudo sistemático da estrutura cerebral. Os seus estudos estavam concentrados em anatomia, patologia e histologia cerebral, incluindo o mapeamento topográfico de intricadas redes neuronais. Por ter feito muitas contribuições envolvendo o estudo das estruturas celulares cerebrais é muitas vezes considerado o fundador da citologia cerebral. Meynert pretendia estabelecer a psiquiatria como uma ciência exata com base na anatomia.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.