Thomas Bayes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Thomas Bayes
Nacionalidade Flag of the United Kingdom.svg Britânico
Nascimento ca 1701
Local Londres, Inglaterra
Morte 17 de Abril de 1761 (60 anos)
Local Tunbridge Wells, Kent, Inglaterra
Assinatura
Bayes sig.png

Thomas Bayes (pronuncia-se: ˈbeɪz) (ca. 170117 de Abril de 1761) foi um pastor presbiteriano e matemático inglês (pertencente à minoria calvinista em Inglaterra), conhecido por ter formulado o caso especial do teorema de Bayes. Bayes foi eleito membro da Royal Society em 1742.

Bayes nasceu em Londres e faleceu em Tunbridge Wells, Kent. Foi enterrado no Bunhill Fields Cemetery em Londres, onde jazem muitos não-conformistas (não anglicanos).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Thomas Bayes era filho de um ministro presbiteriano de Londres, chamado Joshua Bayes[1] e nasceu provavelmente em Hertfordshire.[2] Em 1719 foi inscrito na Universidade de Edimburgo para estudar lógica e teologia. Voltou para casa por volta de 1722 para ajudar o pai na capela dos não-conformistas em Londres, antes de se mudar para Tunbridge Wells, Kent por volta de 1734. Lá tornou-se ministro da capela Mount Sion, ou Monte Sião em português, até 1752.[3]

Referências

  1. Oxford Dictionary of National Biography, article on Bayes by A. W. F. Edwards.
  2. Oxford Dictionary of National Biography, article on Bayes by A. W. F. Edwards.
  3. The Reverend Thomas Bayes FRS- A Biography. Institute of Mathematical Statistics. Página visitada em 18 July 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre Pastores, Reverendos ou Missionários cristãos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.