Thomas Enders

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Thomas Enders
Thomas Enders
Enders no Fórum Econômico Mundial em Tianjin, China, setembro de 2008.
Nascimento 21 de dezembro de 1958 (65 anos)
Neuschlade
Nacionalidade Alemanha alemão
Alma mater Universidade de Bonn
Universidade da Califórnia em Los Angeles
Ocupação Diretor executivo da Airbus

Thomas "Tom" Enders (Neuschlade, 21 de dezembro de 1958) é um gestor industrial alemão e diretor executivo do Grupo Airbus.

Vida[editar | editar código-fonte]

Thomas Enders nasceu no Westerwald como um ancião de cinco filhos. Ele tem dois irmãos e duas irmãs. O pai deixou, devido a uma doença cardíaca, a profissão de sapateiro e tinha depois construído um negocio de um pastor com cerca de 1.000 animais. As crianças tinham que ajudar, mas passatempos e feriados, não era para Tom Enders. Estudou economia, política e história na Universidade de Bonn e na Universidade da Califórnia, completando seu doutorado em ciência política com 28 anos de idade. Enders tem uma licença de piloto de helicóptero e é fã de páraquedismo.

Depois de uma temporada no Ministério da Defesa alemão, ele se juntou à divisão de armas da Daimler, a Dasa, que foi incorporada em 2000 com a francesa Aerospatiale / Matra para a EADS. Enders inicialmente era responsável pela defesa, em seguida, Co-CEO da EADS e finalmente patrão da Airbus em 2007. Foi chamado internamente por muitos Major Tom. Quando assumiu o cargo fabricante europeu de aviões, e empresa era rasgado de grande luta entre os franceses e também entre os franceses e alemães.[1] A produção do Airbus A380 grande corpo estava preso em um emaranhado de cabos, os custos explodiram.[2]

Desde maio de 2004 a agosto de 2007 foi CEO da EADS (hoje Airbus Group). Em 27 de agosto de 2007, ele foi nomeado diretor executivo da Airbus. Desde o 1 de junho de 2012, ele é o CEO da Airbus Group.[3]

Enders foi 2005-2012 Presidente da BDLI (Bundesverband der deutschen Luft- und Raumfahrtindustrie), Federação da Indústria do Ar e do Espaço Alemão, associação comercial alemã para as principais empresas e instituições da aviação e tecnologia aeroespacial.

Tom Enders tem papel significativo no sucesso da Airbus sobre seus concorrentes da Boeing. Sob sua liderança a Airbus superou a Boeing a partir de 2009 na venda mundial de aeronaves.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]