Thomas George Montgomerie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Thomas George Montgomerie
Thomas George Montgomerie
Nascimento 23 de abril de 1830
Ayrshire
Morte 31 de janeiro de 1878 (47 anos)
Bath
Cidadania Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Progenitores
  • William Eglinton Montgomerie
  • Susanna Fraser Anderson
Cônjuge Jane Farrington
Filho(a)(s) Egidia Oswald Montgomerie, Beatrice Laura Montgomerie, Hastings Seton Montgomerie
Ocupação agrimensor, engenheiro, explorador, geógrafo, militar
Prêmios
Assinatura

Thomas George Montgomerie (1830 - 1878) foi um topógrafo e militar britânico que participou no Great Trigonometric Survey da Índia Britânica na década de 1850. Foi ele que designou o K2, a segunda mais alta montanha do mundo, a partir do K para Karakoram.

Apesar de muitas vezes ser impossível o acesso a curta distância aos locais a cartografar, o trabalho de pesquisa do século XIX realizado por Montgomerie e a pesquisa da Índia demonstraram ser precisos. As altitudes dos principais cumes que calcularam estão muito próximas das altitudes que são aceites no presente.

Posteriormente, esteve envolvido em tentativas de estender a pesquisa da Índia ao Tibete. O Tibete não fazia parte do Império Britânico e estava fechado a estrangeiros, por isso ele empregou e treinou indianos, que entraram no Tibete disfarçados de tibetanos viajantes e ficaram conhecidos como especialistas.

Em 1867, o Major Montgomerie foi designado para Peshawar, onde foi encarregado de recrutar agentes nativos para explorar a Ásia Central. Montgomerie recrutou vários indivíduos para pesquisar Chitral e Badakhshan, incluindo Hyder Shah, que em 1870 viajou pelos estados principescos de Swat e Dir e Badakhshan.[1]

Lista de publicações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Derek J. Waller. The Pundits : British exploration of Tibet and Central Asia. Lexington: University Press of Kentucky, 1990.pp. 59-94