Thymelaeaceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaThymelaeaceae
Daphne striata

Daphne striata
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malvales
Família: Thymelaeaceae
Jussieu
Gêneros
Ver texto.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Thymelaeaceae

Thymelaeaceae é uma família botânica com 700-750 espécies distribuídas por 50 gêneros. Esta família tem uma distribuição cosmopolita, essencialmente na África tropical, sudeste da Ásia e Australásia. Esta família a maior representante da ordem Malvales, uma vez que possui maior número de gêneros em relação as outras famílias. Sendo que apenas sete destes podem ser encontrados no Brasil, entre os mais conhecidos estão Lophostoma (botânica) e Daphnopsis.

Características[editar | editar código-fonte]

Taxonômicamente as plantas da família Thymelaeaceae são definidas através das seguintes características morfológicas:

Em geral são plantas arbustivas, com folhas inteiras, alternas e sem estípulas. Flores com espigas ou cachos, radiais, hermafroditas ou de sexos separados. Quanto as pétalas podem ser tetrâmeras ou pentâmeras e monoclamídeas. Sépalas livres imbricadas, muitas vezes com escamas internas. Estames ocorrem em número duplo aos das sépalas, quando há flores femininas ocorrem, ocorrem estaminódios nas mesmas. O gineceu possui ovário súpero com dois carpelos e apenas um lóculo. O androceu possui oito estames em dois verticilos O fruto consiste em uma drupa ou baga. Semente sem endosperma. 

Importância econômica[editar | editar código-fonte]

Por constituir-se de grande variedade de gêneros os representantes da família Thymelaeaceae possuem diversas substâncias tóxicas ou medicinais. Além de seu uso mais comum que é ornamental por conta da diversidade de flores. O gênero Daphne, por exemplo, possui odor agradável e é bastante cultivado.

Gêneros[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Thymelaeaceae


Bibliografia[editar | editar código-fonte]

JOLY, A.B. Botânica, Introdução a taxonomia vegetal. 8º edição. São Paulo: Editora Nacional, 1987. Volume 4.

Ícone de esboço Este artigo sobre Malvales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.